segunda-feira, 20 de agosto de 2012

KATE MACDOWELL - A DIFÍCIL RELAÇÃO HOMEM/NATUREZA



Se tem uma artista/escultora que merece atenção, essa é Kate Macdowell. Suas esculturas de porcelana chocam pela mensagem, técnica e perfeição. Ela usa como conceito questões ambientais, misturando o lado poético da natureza com o lado sinistro do homem intervindo a natureza. Kate mostra que apesar de sermos os grandes causadores dos problemas , acabamos sendo as maiores vítimas.






Kate Macdowell cria obras impressionantes de porcelana. Seu trabalho além de esteticamente bonito tem muita profundidade pois com suas peças explora a interação entre os homens e a natureza, o impacto contemporâneo sobre o meio ambiente, alterações climáticas, poluição tóxica, clonagens, experiências genéticas, desmatamento, etc.










As peças criadas são muito peculiares ficando entre o estranho, bonito e assustador ao mesmo tempo. Cada fragmento é cuidadosamente colocado para criar algo lindo de qualquer ângulo.








Kate MacDowell é uma artista que esculpe suas peças em porcelana. Misturando figuras humanas (ou partes da anatomia humana) com elementos da natureza, como animais, plantas ou partes destes, ela cria suas esculturas que são ao mesmo tempo belas e instigantes. 







Explorando a dualidade entre o que é humano e o que é natural (mas em última instância, reconhecendo que o ser humano não deixa de fazer parte da natureza), a artista junta elementos humanos e animais/vegetais como metáfora do embate natureza x homem, que sempre gera conflitos e atritos. Estes são representados pelas formas pouco usuais e até um pouco perturbadoras de suas peças.







No meio de uma difícil relação entre o Homem e a Natureza, a artista plástica Kate MacDowell tenta dar uma expressão antropomórfica às suas esculturas em porcelana sobre o conflito do impacto entre o mundo actual e o meio ambiente, assumindo constantemente uma culpabilidade e um reconhecimento mútuos.







Na sua obra, a artista norte-americana Kate MacDowell apresenta um variado leque de temas que alternam entre a representação da figura humana em estados de angústia e situações em que o ser humano interage com a natureza. 




Um olhar atento sobre o Mundo e uma vasta experiência de trabalho em vários países, assim como a herança que a história ocidental do Renascimento e do Oriente lhe proporcionaram, fizeram com que MacDowell procurasse outras formas de tentar reconhecer as assimetrias entre dois mundos cada vez mais separados: o da natureza e o do homem









Muitas das suas esculturas representam também animais com atributos antropomórficos, que vivem no ambiente pré-configurado que o ser humano lhes deu, como existem em parques zoológicos ou outros ambientes recriados. A escolha da porcelana deveu-se essencialmente ao contraste entre a delicadeza do material e as formas naturais.



















A artista afirma que as suas peças são a sua resposta aos problemas ecológicos do planeta, incluindo mudanças climáticas, poluição e comida geneticamente modificada, representando também mitos, a história da arte ou metáforas.








Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...