terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Noite de Saudade - Marcos Assumpção ( sobre o poema de Florbela Espanca ) - Por Torres Matrice - Dedico esta vídeo-montagem a todos os nossos patrícios. Ao queridíssimo Povo Português todo o meu respeito e amor.





Esta canção é uma composição, muito bem sucedida, diga-se de passagem, de Marcos Assumpção sobre o poema de Florbela Espanca, poeta portuguesa de profundo lirismo. Fiz uma criação imagética com o intuito de valorizar e revelar ainda mais a beleza da canção e a profundidade dessa nossa poeta portuguesa.










NOITE DE SAUDADE

A Noite vem poisando devagar
Sobre a Terra que inunda de amargura ...
E nem sequer a bênção do luar
A quis tornar divinamente pura ...

Ninguém vem atrás dela a acompanhar
A sua dor que é cheia de tortura ...
E eu oiço a Noite imensa soluçar!
E eu oiço soluçar a Noite escura!

Por que és assim tão escura, assim tão triste?!
É que, talvez, ó Noite, em ti existe
Uma Saudade igual à que eu contenho!

Saudade que eu sei donde me vem ...
Talvez de ti, ó Noite! ... Ou de ninguém! ...
Que eu nunca sei quem sou, nem o que tenho!!

Florbela Espanca

                               
        
                               FLORBELA ESPANCA


Mesmo antes de seu nascimento, a vida de Florbela Espanca já estava marcada pelo inesperado, pelo dramático, pelo incomum. Seu pai, João Maria Espanca era casado com Maria Toscano. Como a mesma não pode dar filhos ao marido, João Maria se valeu de uma antiga regra medieval, que diz que quando de um casamento não houver filhos, o marido tem o direito de ter os mesmos com outra mulher de sua escolha. Assim, no dia 8 de dezembro de 1894 nasce Flor Bela Lobo, filha de Antônia da Conceição Lobo. João Maria ainda teve mais um filho com Antônia, Apeles. Mais tarde, Antônia abandona João Maria e os filhos passam a conviver com o pai e sua legítima esposa, que os adotam.








Autora polifacetada: escreveu poesia, contos, um diário e epístolas; traduziu vários romances e colaborou ao longo da sua vida em revistas e jornais de diversa índole, Florbela Espanca antes de tudo é poetisa.É à sua poesia, quase sempre em forma de soneto, que ela deve a fama e o reconhecimento. A temática abordada é principalmente amorosa. O que preocupa mais a autora é o amor e os ingredientes que romanticamente lhe são inerentes: solidão, tristeza, saudade, sedução, desejo e morte. 






Florbela Espanca causou grande impressão entre seus pares e entre literatos e público de seu tempo e de tempos posteriores. Além da influência que seus versos tiveram nos versos de tantos outros poetas, são aferidas também algumas homenagens prestadas por outros eminentes poetas à pessoa humana e lírica da poetisa. 





 O grupo musical português Trovante musicou o soneto de Florbela Espanca “Ser poeta" e no Brasil o cantor e compositor brasileiro Fagner interpretou o poema "Fanatismo", da coletânea Soror Saudade, com sua composição do mesmo nome no album Traduzir-se (1981), além de musicar os poemas "Fumo" e "Tortura" que foram gravados no disco Sorriso Novo de 1982.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...