sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

MONALISA - HUMOR PARA CORTAR O JILÓ DESSA VIDA













Essa sociedade contemporânea de artifícios e artífices das superficialidades pragmáticas me deixa de queixo caído... Nas bocas os risos sintéticos e eu nunca sei ao certo, mesmo, com que riso eu vou à festa que alguém me convidou! Isso não é enigmático, gente?!


Torres Matrice









La Gioconda sorri enigmaticamente há cinco séculos. Muita gente a conhece, milhares já viram seu rosto intrigante. Ela está em um quadro do artista italiano Leonardo da Vinci (1452-1519), produzido entre 1503 e 1506. 






Conhecida também como Mona Lisa, a obra retrata, segundo o especialista italiano em arte Giuseppe Pallanti, uma mulher que realmente existiu. Seu nome era Lisa Gherardini. Era uma jovem nobre florentina que viveu na Toscana e foi esposa do também florentino Francesco del Giocondo. 






Desde a Revolução Francesa (1789), ela sorri sorrateira para os visitantes do Museu do Louvre, em Paris. O segredo do seu riso, segundo a neurocientista da Universidade de Harvard (EUA), Margaret Livingstone, está não nela, mas em quem a vê.







A cientista Margaret Livingstone afirma que quando olhamos para a imagem feita por Da Vinci costumamos concentrar nossas atenções nos olhos da figura. Fazemos isso utilizando nossa região ocular central. Porém, enquanto fazemos isso, nossa visão periférica — que é menos cuidadosa e acurada — registra as sombras das maçãs do rosto da Gioconda. Livingstone diz que essas sombras nos levam a crer que os lábios da nobre Lisa Gherardini esboçam um matreiro sorriso. 






Porém, de acordo com Margaret Livingstone, quando mudamos o foco do nosso olhar e passamos a observar a boca da imagem, deixamos de “ver” as sombras e o sorriso. Esse truque faz o sorriso da bela moça desaparecer. Essa mudança de foco causa um efeito no qual o sorriso aparece e desaparece à medida que a pessoa movimenta seus olhos sobre a pintura. 





Tem mulher-melancia, melancolia, monotonia, mulher-pera, tudo quanto é fruta! Eu sou apple, mulher-apple. Hmmm... Que merda é ser moderna!!! 







NESSES TEMPOS DE MULHER-FRUTA, DEIXEI DE SER ETERNA PRA SER MODERNA... MAIS VALE UM SILICONE NO PEITO DO QUE UM LEONARDO NO LOUVRE. VOCÊS NÃO ACHAM?!








Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...