quinta-feira, 3 de julho de 2014

"ELENA é uma das experiências mais agudas e dilacerantes que já vivi no cinema... Imperdível!"







Diretora revê suicídio da irmã no documentário "Elena"





A noite de premiação do Festival de Brasília consagrou Petra Costa, diretora do filme Elena.





Falar de Elena é urgente!



"Por que é tão complicado falar sobre suicídio, tendo em vista que os números de tentativas não param de crescer?" 

Resenha de Raquel Martins Corrêa - blog Recriando Vínculos.









Elena é um filme brasileiro de 2012, dirigido por Petra Costa e produzido pela Busca Vida Filmes. É um ensaio poético filmografico baseado na vida da atriz Elena Andrade, irmã mais velha de Petra, diretora do filme.






Elena viaja para Nova York com o mesmo sonho da mãe: ser atriz de cinema. Deixa para trás uma infância passada na clandestinidade dos anos de ditadura militar no  Brasil e deixa Petra, a irmã de sete anos. Duas décadas mais tarde, 





Petra também se torna atriz e embarca para Nova York em busca de Elena. 


Petra tem apenas pistas da irmã: filmes caseiros, recortes de jornal, diários e cartas. A todo momento Petra espera encontrar Elena caminhando pelas ruas com uma blusa e seda. Pega o trem que Elena pegou, bate na porta de seus amigos, percorre seus caminhos e acaba descobrindo Elena em um lugar inesperado. 







Aos poucos, os traços das duas irmãs se confundem, já não se sabe quem é uma, quem é a outra. A mãe pressente. Petra decifra. Agora que finalmente encontrou Elena, Petra precisa deixá-la partir.









A despedida no passado, entre Elena e a cineasta Petra, sua irmã, veio na forma de um presente singelo: uma concha do mar.








 “Quando você sentir saudade, encoste a concha no seu ouvido e assim a gente pode se falar”, disse a irmã, Elena, 13 anos mais velha. 

Petra, de apenas 7,  na ocasião, escutaria muitas vezes aquela concha nas semanas que se seguiriam. 

Meses, anos, duas décadas se passaram. Petra já era atriz e cineasta quando voltou a Nova York à procura de Elena, decidida a filmar a saudade.





Elena é um filme sobre a persistência dessas lembranças, a irreversibilidade da perda, o impacto causado na menina de 7 anos pela ausência da irmã, a quem Petra chama de sua “memória inconsolável”. 


“Pouco a pouco, as dores viram água, viram memória”, diz a diretora, a um só tempo atriz e personagem.







Elena é, também, um filme sobre a aventura de crescer, uma história de três mulheres que dialoga sobre temas como família, maternidade, dor e superação. É, ainda, um filme sobre o Brasil pós-ditadura militar, sobre a geração que nasceu clandestina e cresceu entre os anos 1970 e 1980, com o desafio de batalhar por seus sonhos em tempos de abertura e esperança.

















Críticas


"ELENA é uma das experiências mais agudas e dilacerantes que já vivi no cinema. De uma beleza incomum, o filme fica entranhado em nós por um longo tempo. Imperdível!"


Walter Salles
Diretor de Central do Brasil






“ELENA é uma experiência cinematográfica rara. Isto é devido à profundidade com que aborda as relações emocionais entre as 3 personagens e pela delicadeza poética de suas texturas, sons e texto. É como um fio que se desenrola na nossa frente e de repente estamos presos num nó sem saída. Mas o tempo ou a própria vida se encarrega de transformar o que era tragédia em memória, desfazendo o nó e deixando a vida voltar a fluir. Um filme que provoca 60 insights por minuto.”

Fernando Meirelles
Diretor de Cidade de Deus





“Primeiro, há três mulheres misturadas. Depois, existe a busca e a separação. Elena agora é memória. E a memória é uma casa viva. É um dos mais belos documentários que eu já vi".


Eliane Brum
Jornalista e documentarista










O cineasta Eduardo Escorel, da revista Piauí, recebeu bem o filme, sustentando que "a narrativa complexa e delicada de Elena flui de forma harmoniosa, articulando com maestria materiais heterogêneos, sem se tornar lúgubre".



Luiz Zanin, d'O Estado de S. Paulo, considerou o filme "emocionante", ponderando que o filme é uma "reflexão sobre a função da memória", enquanto Roberto Guerra, do Cineclick, considerou Elena "carregado de lirismo e poesia".




















 

































2 comentários:

Anônimo disse...

An intriguing discussion is worth comment. I do believe that you should write more
on this subject, it may not be a taboo subject but typically folks don't discuss these issues.
To the next! Best wishes!!

my weblog: Indianapolis concrete waterproofing
()

Anônimo disse...

Thanks a lot for sharing this with all people you
really recognize what you're speaking approximately!
Bookmarked. Kindly also seek advice from my site =). We will have a
link exchange arrangement among us

Feel free to visit my homepage; Basement Repair Indianapolis

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...