terça-feira, 28 de janeiro de 2014

EDSON CORDEIRO INTERPRETA "OMBRA MAI FU" DA ÓPERA "XERXES" DE HAENDEL





Edson Cordeiro (contratenor) - Ombra Mai Fu (Music video)
By George Friderik Handel.
From the Opera "Serses" ( Xerxes )


Edson Cordeiro nasceu em Santo André (São Paulo , Brasil). Ele começou a cantar aos 6 anos de idade.  Ele teve sua primeira performance na TV com sua própria versão da ária da ópera de Mozart  “Queen of the Night ”. Em 1996, ele ganhou o “Prêmio Sharp" como melhor cantor pop brasileiro.






Edson Cordeiro fez sua primeira turnê pela Europa em 1995. Ele é um cantor de voz rara e é muito aclamado após seus shows, conhecido especialmente na Alemanha, onde ele também se apresenta na TV nacional. 






Seu repertório abrange desde óperas, canções populares tradicionais brasileiras, jazz, rock, passando também pela disc music dos anos 70 até música eletrônica. 



,


Edson Cordeiro inclui em seu repertório covers de Nina Hagen, Janis Joplin, Grace Jones , Prince e Edith Piaf, juntamente com salmos medievais. 





Com um talento vocal especial de quatro oitavas, Edson Cordeiro, contratenor, é comparável  à exótica cantora peruana Yma Sumac , que em seu auge , também tinha uma voz de quatro oitavas . 




No vídeo abaixo você poderá conferir o talento deste artista brasileiro interpretando a Ária da ópera Xerxes de Haendel.



"Serse" ou Xerxes, ópera de G. F. Handel com libretto de Bononcini é uma obra não muito conhecida do compositor, embora contenha uma das mais belas árias operísticas de todos os tempos  – Ombra mai fu.



Ao contrário do que se espera de um tirano cruel e assassino, o Rei Xerxes, surpreendentemente, logo na primeira ária da ópera, louva a beleza da sombra de uma árvore.



Esta ária da ópera de Haendel  nos mostra que, por mais que uma pessoa possa ser desumana, sempre há de haver, em algum recôndito lugar de sua alma, uma capacidade intrínseca ao ser humano de se sensibilizar diante do Belo.









OMBRA MAI FU 


Ramos ternos e belos
do meu amado plátano
para ti brilha o destino;
trovões, raios e tempestades
não irão nunca ultrajar tua querida paz
nem os ventos do oeste vorazes chegam a profanar-te.

A sombra de uma planta nunca esteve
tão querida e agradável, tão doce.








Na ópera de Haendel, Xerxes (Serce), rei da Pérsia, desfruta a sombra de uma árvore quando chega o irmão Arsamene, procurando Romilda, por quem ambos  estão apaixonados.  

A noiva do rei Xerxes, chamada Amastre, é preterida pelo cruel tirano, pois esse ama Romilda que, por sua vez, ama ao irmão do rei. Romilda recusa Xerxes que, apesar dos seus esforços, não consegue ver o seu amor correspondido. 










Amastre e Arsamene provocam uma série de situações de intriga para conseguirem levar a bom termo as suas preferências amorosas. 

No final, Xerxes fica mesmo com Amastre, que o ama fielmente. Romilda e Arsamene, irmão de Xerxes, casam-se e acabam como um casal feliz, abençoado por Xerxes.























Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...