sábado, 2 de março de 2013

A ALMA DA DOR E A DOR NA ALMA - POR JILL GREENBERG








Jill Greenberg é uma fotógrafa americana e artista bem conhecida por seus retratos polêmicos, retratos de artistas famosos, sua série de fotografias de animais, fotografias engraçadas  e, principalmente, por seu  trabalho de arte intitulado  "Fim dos Tempos", uma série de criancinhas chorando dilaceradamente. Esse tema criou polêmica e foi um assunto de grande controvérsia em 2006, ano de lançamento da exposição de sua obra . O trabalho incluiu closes hiperreais de rostos de crianças com expressões que revelam suas várias angústias emocionais. 




O jeito que a fotógrafa encontrou para fazer as crianças chorarem e sofrerem é bastante controverso: ela ofereceu um doce e tomou, literalmente, o doce da criancinha. Claro que após a sessão de fotos a criança era recompensada com seu objeto do desejo. 






Discussões e polêmicas à parte, o fato é que, artisticamente falando, a fotógrafa conseguiu um resultado pungente e primoroso na qualidade das fotos e na captação da expressão da dor e da angústia na alma humana. É impossível ficar impassivo diante das suas fotografias. Artisticamente são belas, têm uma plástica irretocável e tematicamente envolve-nos e arrebata a alma. 






O homem é o único ser que ao nascer nu sobre a terra nua é abandonado ao vagido e ao pranto; e nenhum animal é mais propenso às lágrimas do que ele, desde o início da vida.

Plinio










(...) Depois eu me lembrei de que todo mundo passa, ninguém fica e tive vontade de chorar o choro mais longo e pesado do mundo. (...)

Martha Medeiros










Chorar é diminuir a profundidade da dor.

William Shakespeare









E subia-nos o choro à lembrança, porque nem aqui, ao sermos felizes, o éramos...

Fernando Pessoa







Quando a lágrima tiver que anunciar o nosso pranto, 
a alegria pode dar um passo atrás para permitir
que aprendamos com o sofrimento.

Wilsiane Santos







Talvez o choro impeça que as pessoas enlouqueçam. Simplesmente há coisas que não podem ser reveladas e há coisas que ninguém pode modificar.

Anne Rice









...respeite meu coração, meu choro, minhas dúvidas. Respeite minha alma. Eu fui gerada para sentir, não acabe com isso, você não tem direito...

Daiane F.










Porque hoje eu só quero chorar como um poeta do passado, e fumar o meu cigarro na falta de Absinto.

Zeca Baleiro








Chorar é revelar os avessos, é permitir ao espírito uma pausa, um descanso da dor, é desatar, por instantes, os nós das procelas que nos arrastam a alma e o coração sem paragem.

Torres Matrice















Photo Cube




RITA  RIBEIRO - MAMBO DA DOR ( Música de Zeca Baleiro )



Concepção, pesquisa, montagem e finalização - TORRES MATRICE



Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...