quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Um fotografo no Século XVII

FOTÓGRAFO MIRO APRESENTA EXPOSIÇÃO EM QUE RETRATA PINTURAS DO SÉCULO XVII


Um dos pioneiros da fotografia de moda e publicidade no Brasil ganhou uma exposição em São Paulo. O trabalho do fotógrafo Miro é uma releitura de pinturas renascentistas, entre elas, obras do mestre Caravaggio.







. O fotógrafo inaugurou em São Paulo uma exposição intitulada “Um fotografo no Século XVII”, que apresenta “Vanités”, uma série de 11 fotos inspiradas no trabalho de Caravaggio. Fruto de uma profunda pesquisa da pintura do século XVII, a série reflete um momento de introspecção do autor, às voltas com questões existenciais como a finitude e transitoriedade da vida, temas caros aos mestres desse período.

Obas como São Jerônimo, de 1606, São João Batista, de 1604, e a cena do flagelo de Cristo, de 1607, transmitem a sensação de presença que exalam os personagens. Nas naturezas mortas, a procura da verossimilhança representada em telas de 400 anos atrás, alcança um grau de expressividade que ultrapassa a mera reprodução.









Nascido no interior paulistano em 1949, Azemiro de Souza Filho,  o MIRO,  começou como estagiário na empresa Estrada Propaganda logo seguindo como assistente de Mario Daloia.

Em1969, já como fotógrafo, veio a se consagrar em Paris, onde trabalhou para diversas marcas conceituadas.








MIRO começou a fotografar em 1973, época em que a publicidade estava dando os seus primeiros passos e tomando forma no país. Um período de evolução! “Eu sou um privilegiado de ter começado com todos eles, desde Zaragoza, Duailibi, todos estavam começando a abrir agência”.






Agora, Miro faz um resgate do trabalho feito nos anos 80, com fotografias em cima de telas renascentistas. O seu ponte de partida foi pesquisar coisas que falassem da fragilidade da vida. “A morte, e todos os símbolos que a pintura durante muito tempo fez através das naturezas mortas, essa simbologia de tudo que é vanités”.











A exposição reúne 11 fotografias, todas elas feitas a partir de releituras de pinturas do século XVII. As fotos foram ampliadas de acordo com o tamanho original das telas. O trabalho do fotógrafo revela a delicadeza de se manter fiel ao cenário e a luz das obras de arte. Para fotografar natureza morta, miro revela algumas de suas técnicas. 






Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...