sábado, 13 de outubro de 2012

AFRICA, SEGUNDO O OLHAR DE NICK BRANDT




Nascido em 1966 e criado em Londres, Nick Brandt frequentou a escola de St.Martin, onde adquiriu uma formação base em cinema e pintura. Após ver as imagens de Nick Brandt é fácil compreender e invejar a sua capacidade natural de retratar a África de uma forma quase icónica.












A arte de Nick Brandt não é dedicada exclusivamente à fotografia, são diversos os trabalhos e exposições individuais do autor, tendo sido inclusive publicado um livro com os seus trabalhos. 












  Ele se mudou para os Estados Unidos em 1992 e dirigiu vários vídeos premiados de músicas para os mais variados gostos musicais, tais como, por exemplo, Michael Jackson (Earth Song Stranger, em Moscou, Cry), Moby, Jewel (cantora), XTC, Badly Drawn Boy).











 A sua jornada pelo continente africano começou em Dezembro de 2000, demonstrando aquela que viria a ser a sua assinatura visual e estilo sobre trabalhos deste gênero. 



















 Foi ao dirigir "Earth Song", um vídeo para a música de Michael Jackson, na Tanzânia, em 1995, que Brandt caiu de amores pelos animais da África Oriental.  

















Ao longo dos anos seguintes, frustrado, pois não conseguia capturar e traduzir em filme seus sentimentos e amor pelos animais, ele percebeu que havia apenas uma maneira de conseguir isso: através da fotografia. 


















 O artista criou uma fotografia distinta, poética, de uma forma que conseguia expressar o que sentia e que ninguém realmente tinha feito antes.


























Ao contrário da maioria dos fotógrafos nesta área, que optam pelo recurso das super-teleobjectivas e fotos caracterizadas pelas cores vivas e pelo movimento, Nick aborda a vida selvagem de um modo oposto às “normas oficiais”. A sua intenção é captar um leão ou um rinoceronte como se fosse um retrato de uma pessoa: bem próximo do objecto a retratar, quase como se o animal posasse para ele.












Nick consegue mostrar a essência do animal e transmitir emoções que só são possíveis estando próximo do animal e não a centenas de metros de distância.









Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...