sábado, 9 de junho de 2012

MEU PROJETO THANATOS, TÂNATOS - Por Torres Matrice

A estatuária funerária é signo de uma representação iconográfica de toda uma cultura de acervos artísticos, históricos, sociais e humanos. Trata-se de uma riqueza que aos olhos dos mais incautos passa despercebida ou alijada pelo preconceito e pela crendice medieval.



                          fotografia - Torres Matrice
                         


A morte pode ser vista como fonte para entendimento da própria vida. É uma memória que está presente no estudo da mentalidade de uma sociedade. 


Considerar a morte como fonte patrimonial é entender as últimas vontades dos mortos, a partir de seus vestígios encontrados no entorno de suas sepulturas.







O cemitério pode ser local para identificação de elementos que demonstram a história social e artística de uma região. A estatuária, as obras arquitetônicas, os epitáfios e os símbolos encontrados e analisados nos túmulos valorizam e exaltam a preservação desse imenso patrimônio público.








A morte liberta o escravo, / A morte submete rei e papa / E paga a cada um seu salário, / E devolve ao pobre o que ele perde / E toma do rico o que ele abocanha.

(Hélinand de Froidmont. Os Versos da Morte. Poema do século XII).






               Fotografia e intervenção fotográfica: Torres Matrice




    
         Fotografia e intervenção fotográfica: Torres Matrice








Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...