quinta-feira, 26 de setembro de 2013

EROTISMO, MITO E ARTE - UM MITO E MUITAS PINCELADAS



                                A  INTERTEXTUALIDADE  

                              ENTRE  A  MITOLOGIA  E  A                                       
                                              PINTURA





                O mito de LEDA e o cisne na arte



Segundo a mitologia grega, Leda era uma jovem e bela princesa, recém-casada com Tíndaro, herdeiro do reino de Esparta.


Certa vez, Zeus ia a caminho da cidade de Troia, vê Leda deitada na relva e passa a contemplá-la de longe. Temendo ser repelido pela jovem casada ou que ela se assustasse, Zeus, deus dos deuses, converte-se em um cisne imenso e de bela plumagem para poder cortejar a princesa.







Ao ver o belo cisne se aproximando, Leda senta-se e começa a observá-lo. Diante dos olhos da princesa, o cisne começa a mover suas belas plumas com grande excitação, movimenta seu corpo em uma dança de vai e vem que mostra seu desejo, soando sua voz delicada, emitindo sinais de atração e paixão. Leda estava fascinada, o cisne aproximou-se mais e começou a tocá-la e acariciá-la com suas plumas e seu longo pescoço.







Excitada, Leda deitou-se novamente na relva e aguardou que o cisne se deitasse sobre ela, e então se amaram.





          Leda e o cisne - François Boucher


A lenda continua com Leda pondo 2 ovos e tendo 4 filhos, se tornando uma Deusa e lhe sendo reservado um espaço no céu, na forma de uma estrela na constelação de Cisne.






O tema de Leda e o Cisne, foi muito popular na arte renascentista italiana: paradoxalmente, era artisticamente mais aceitável representar uma mulher em ato sexual com um cisne do que com um homem.


Artistas de primeira linha podiam criar obras mais explícitas com esse tema do que poderiam ousar com um casal humano.



                   O Cisne de Leda  - Dominique  Leconte









Entretanto, a tolerância em relação a essas obras caiu muito no período mais moralista da Contra-Reforma: muitas das melhores foram destruídas, inclusive as de Leonardo da Vinci (1508 – acima) e Michelangelo (1529 – abaixo), conhecidas apenas por meio de cópias.



       Leda e o cisne - Michelangelo

As pinturas de Leonardo e Michelangelo desapareceram quando faziam parte da coleção da família real francesa, provavelmente destruídas por sucessores moralistas, ou por suas viúvas. 



                     
                       Leda e o cisne - Veronese
                                 

O tema tornou-se raro nos séculos seguintes, exceto pelas obras de Rubens (muito semelhante à tela de Michelangelo), Veronese e François Boucher.















                     SALVADOR  DALI  - - DALI GALA LEDA

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...