sábado, 14 de abril de 2012

A Poética de Chema Madoz - Fotógrafo espanhol




Chema Madoz, nome artístico de José Maria Rodríguez Madoz (Madrid, 1958), é um fotógrafo espanhol, um dos mais importantes expositores da fotografia atual de seu país com projeção internacional.








Mais do que apenas fotografar objetos, ele lhes dá novo sentido e utilização mudando sua função e contexto. O artista cria novas metáforas, paradoxos e até humor em suas fotos, transformando o comum em incomum





O estilo simples e claro de sua fotografia, sempre em preto-e-branco ou sépia, destaca ainda mais este deslocamento que modifica a forma como que o espectador encara estes objetos, corriqueiros se analisados separadamente, mas que ganham uma nova dimensão na forma em que estão aplicados.






Entre o conceitual e o surrealismo é onde podemos situar a fotografia de Chema Madoz, onde nos revela o paradoxo em sépia ou  preto e branco.






O fotógrafo alterando a percepção visual instantânea e remetendo-nos a uma contradição lógica com uma dose de ilusionismo, desperta a curiosidade de quem visualiza os seus trabalhos.




Algumas das suas fotografias têm de ser profundamente analisadas para podermos chegar à conclusão de que o que vemos não é assim tão óbvio.






Chema Madoz inspira-se em metáforas e no quotidiano, recorrendo a objetos banais que quando conjugados e retirados do contexto habitual criam poesias visuais surrealistas, originando, por vezes, momentos de humor. 




A fotografia de Chema Madoz exige uma grande sensibilidade técnica onde tudo é pensado ao pormenor de forma a criar a ilusão.




 Com simplicidade e grande criatividade Chema Madoz não recorre à manipulação digital para criar a sua arte.







Chema Madoz graduou-se em fotografia pelo Centro de Essência da Imagem da Universidade Complutense de Madrid, realizando sua primeira individual em 1985.




Sua carreira iniciou-se com a fotografia da figura humana, passando a partir de 1990, para objetos do cotidiano, em que imprimiu sua marca.












video

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...