O Espantalho ( The Scarecrow ) é um filme fantástico de animação de curta-metragem em 3D com uma mensagem forte: as empresas multinacionais gigantes estão baixando a qualidade da nossa comida para com isso gerar mais lucros.
No universo de The Scarecrow, os espantalhos representam os trabalhadores da multinacional Corvo Foods. Mas um deles quer mudar o perverso sistema.
Este curta-metragem é dirigido pelo prestigiado Moonbot Studios, isso explica a qualidade dos modelos, animações e enquadramentos alucinantes do filme. A bela canção é interpretada pela cantora Fiona Apple. O curta-metragem é produzido pela Chipotle.
Os primeiros dois terços do filme são opressivamente sombrios: galinhas e vacas são bombeadas de hormônios e nosso herói espantalho empalidece horrorizado diante de tudo isso.
No final, é claro, ele se liberta e abre seu pequeno restaurante, onde serve, naturalmente ( sem aditivos, conservantes e hormônios ), saudáveis alimentos artesanais.
O filme, postado abaixo , é uma fantasia distópica baseada em uma clássica relação antagônica entre corvos e espantalhos . Os corvos comandam a fábrica “Corvo Foods”, que é composta por espantalhos que perderam seus postos de trabalho nas fazendas e são forçados a apoiar o insustentável sistema de alimentos processados pelas grandes indústrias.
Esta animação feita por Moonbot é encantadora (O estúdio ganhou o Oscar de melhor Curta de Animação em 2012 pelo curta "Os Fantásticos Livros Voadores do Sr. Morris Lessmore") e a música tema é interpretada pela extraordinária cantora Fiona Apple "Pure Imagination " , de 1971 de Willy Wonka e a Fábrica de Chocolate . Juntos, eles produzem uma atmosfera profundamente evocativa , que liga o espectador emocionalmente à história.
Em termos de discurso, é bem interessante como a narrativa é
controversa e incisiva; obviamente provocou respostas acaloradas, de quem
concorda ou discorda do tema abordado. A vantagem é que a marca se aproximou
ainda mais de quem concorda com essa ideologia. Eles se diferenciam, e muito, desses movimentos sustentáveis tão “absolutistas”. Mas é que o interesse está
claramente ligado a influenciar a produção regular de alimentos, com uma
ideologia de hábitos mais saudáveis. Não é lavagem cerebral para virar vegetariano
ou algo do tipo. E é por isso que a marca não é reconhecida e admirada por
ativistas.
Além da direção de arte de tirar o fôlego, a ideia do personagem central ser um espantalho é genial, já que por definição esse clássico personagem tem a função de espantar corvos e outros animais para proteger hortas e plantações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário