terça-feira, 13 de março de 2018

As esculturas de cerâmica ultrarrealistas de Christopher David White







SER OU NÃO SER, EIS A QUESTÃO!!! 






A traição da imagem...
















PARECEM DE MADEIRA, MAS SÃO AS CERÂMICAS 

SURREAIS DE CHRISTOPHER DAVID WHITE.














O escultor Christopher David White é um artista americano que vive e trabalha da Virginia. Reconhecido por suas cerâmicas fantásticas, ele começou sua carreira artística através do desenho e pintura.







Em 2008, Christopher começou trabalhar com argila e recebeu seu Bacharelado em Belas Artes em Cerâmica pela Universidade de Indiana em 2012. 






Christopher David White consegue dar uma textura de madeira ultrarrealista e orgânica às suas cerâmicas. 











Aqui estão algumas das impressionantes esculturas que foram exibidas na galeria Abmeyer + Wood em uma exposição individual intitulada HUMAN: NATURE.







































Surrealismo
 

O Surrealismo foi uma das vanguardas artísticas europeias que surgiu em Paris no início do século XX.

Esse movimento artístico originou-se em reação ao racionalismo e ao materialismo da sociedade ocidental.


A arte surrealista não se restringiu às artes plásticas, de modo que também influenciou outras manifestações artísticas: a escultura, a literatura, o teatro e o cinema.














Principais Características


O surrealismo propõe a valorização da fantasia, da loucura e a utilização da reação automática. Nessa perspectiva, o artista deve deixar-se levar pelo impulso, registrando tudo o que lhe vier à mente, sem se preocupar com a lógica.

Note que o maior objetivo dos artistas surrealistas foi usar o potencial do subconsciente como fonte de imagens fantásticas e de sonhos.

Assim, a arte plástica e a literatura eram vistas como um meio de expressar a fusão dos sonhos e da realidade em um tipo de realidade absoluta, uma "surrealidade".












































Origem do Surrealismo

Na Europa, o período entre as duas guerras (1918-1939) ficou conhecido como "os anos loucos". Assim, a incerteza sobre a predominância da paz levou ao desejo de "viver apenas o presente".

Foi nesse período de insatisfação, desequilíbrio e contradições, que surgiram diversos movimentos artísticos voltados para uma nova interpretação e expressão da realidade.

Esses movimentos ficaram conhecidos como "vanguardas europeias". O Surrealismo teve como precedentes indispensáveis, o Futurismo, o Cubismo e o Dadaismo.



















































































































































































































































Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...