sábado, 16 de agosto de 2014

EIKO OJALA - ALUCINANTES DESENHOS QUE NOS DÃO A ILUSÃO DA CUT-PAPER ART ( ARTE DE CORTAR PAPEL )













Eiko Ojala



Criando profundidade e detalhes que vão enganar seus olhos e fazê-lo acreditar que o que você está vendo é arte de recorte em papel.







Eiko Ojala é um jovem ilustrador da Estônia que desde cedo mostrou interesse por design e arte. Inspirado por seu pai, que trabalhou como arquiteto, passou a estudar Design de Interiores até que, finalmente, seu caminho o levou à ilustração. 






Ele também trabalhou em tempo parcial como um guia de natureza para as crianças. Automaticamente, a natureza acabou sendo uma grande fonte de inspiração para sua arte. 








A criação, a elaboração e a composição dos desenhos de Eiko Ojala são, de fato, um trabalho sofisticado de ilustrações tridimensionais feitas pelo artista estoniano. Como ilustrador e designer gráfico, ele trabalha digitalmente parte da sua obra, mas seus desenhos são todos feitos à mão. Dentro de seu processo de trabalho, ele engendra a estreita relação entre luz e sombra, criando profundidade e detalhes que vão enganar seus olhos e fazê-lo acreditar que o que você está vendo é arte de recorte em papel.








Dentro de seu processo de trabalho, Eiko gosta de estudar as formas e desenvolver a estreita relação entre luz e sombra. 

























Percebe-se em seu trabalho o humor, a atenção às cores e o olhar atento e detalhista.






Eiko já trabalhou com o The New York Times, Harvard Business Review, V & A Museum and Wired Magazine.











Há sempre uma nuance criativa e algo de lúdico perpassando o habilidoso trabalho de Eiko.





















































As personagens não passam despercebidas, pois são sempre curiosas e estão sempre em algum tipo de atitude, ou assumem alguma postura, que nos chamam a atenção.















A riqueza de detalhes na composição do espaço e das personagens é impressionante, pois consegue captar gestos com elegância e dar a sensação de leveza. O jogo de contrastes e sombras consegue criar uma atmosfera relevante em cada cena gerando a ilusão de papel recortado.









A elaboração de ideias no planejamento da ilusão dos recortes traz, muitas vezes, uma composição e uma sugestão metafórica que nos convidam à reflexão, dando, assim, conta de produzir um significante mais complexo para o trabalho do artista.























































O cantor camaleônico David  Bowie homenageado na arte de Ojala.

























































































































































A metalinguagem aparece como recurso expressivo, isso revela a qualidade das construções imagéticas desse artista sensível e inteligente.


































Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...