quarta-feira, 20 de novembro de 2013

PIETER BRUEGEL - "Subida ao Calvário", a extraordinária obra-prima de Pieter Bruegel





"Subida ao Calvário", a extraordinária obra-prima de Pieter Bruegel, retrata a história da Paixão de Cristo passada na Flandres durante a brutal ocupação espanhola no ano de 1564, o mesmo ano em que Bruegel criou o quadro.










Em 1564, Pieter Bruegel pinta “A Subida do Calvário”, seu quadro de maior proporção. No centro da pintura, sob a indiferença geral, Cristo cai no transporte da cruz até o Calvário. Na parte superior direita, uma clareira com uma multidão de pessoas dispostas em círculo.






 A paisagem é flamenga, com exceção da grande rocha  aparece o grande moinho. Imagens de morte, corvos negros, os crânios, as rodas levantadas em paus onde seriam suspensos os condenados para serem ressequidos. A montanha é a divisão entre a vida e a morte, do lado de cá (esquerda) a vegetação, do lado de lá (direita) o deserto nu. 




























A humanidade esqueceu o Cristo na Cruz. O homem vestido de branco no canto inferior direito do quadro é, talvez, um autorretrato do autor, que observa parado. No centro, cavaleiros vestidos de vermelho, os soldados espanhóis que perseguem a população.














Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...