segunda-feira, 30 de julho de 2012

VOCÊ SABE O QUE SÃO NUVENS "MAMMATUS"?


video

video









Mammatus  é um termo da meteorologia aplicado ao padrão de "bolsas" que se formam na base de uma nuvem. O termo "mammatus" deriva de mamma, devido à associação ao formato de mamas ou seios.








Formam-se em ar descendente, em contraste com a maioria das nuvens que se formam em ar ascendente. Frequentemente, nuvens mammatus se formam sob a nuvem cumulonimbus e são observadas geralmente depois da passagem de uma tempestade severa.








Também podem ocorrer em "trilhas de condensação" (nuvens artificiais provocadas por aviões) e em nuvens de poeira vulcânicas. 





 Nuvens do tipo Mammatus, quando associadas a um cumulo nimbus, são indicadoras de tempo severo, mas em muitos casos indica que a tempestade está perdendo força.








 Uma melhor explicação para a formação dos mammatus é a presença de ar muito seco e frío por debaixo da nuvem aliado à turbulência do ar quente e úmido em ascensão que ao se expandir para os lados, depois da nuvem atingir o ápice da troposfera, cría essas formas, semelhante ao que vemos por trás da base de um cumulonimbus em formação pouco antes da chuva chegar.







Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...