sexta-feira, 29 de junho de 2012

A ARTE DE BANKSY - Polêmico, politizado e satírico...

Banksy é o pseudônimo de um grafiteiro, pintor, ativista político e diretor de cinema inglês. Sua arte de rua é satírica e subversiva combina humor negro e graffiti feito com uma distinta técnica de estêncil


 Seus trabalhos de comentários sociais e políticos podem ser encontrados em ruas, muros e pontes de cidades por todo o mundo.




O trabalho de Banksy nasceu da cena alternativa de Bristol, e envolveu colaborações com outros artistas e músicos. Banksy nasceu em 1974 em Bristol (Inglaterra), onde também foi criado.



Jesus crucificado carregando sacolas de compras, humanoide primitivo com uma bandeja de fast food, Mona Lisa com um lança-mísseis em punho, policiais envoltos em um beijo romântico… esses são os temas de alguns trabalhos de Banksy, cuja obra é tão incrível quanto incômoda.





Trata-se de um trabalho artístico que surpreende aos transeuntes nas ruas do mundo inteiro, pois há um humor negro sutil que causa estranhamento e nos obriga a pensar




 Há sempre uma reflexão política, um humor inteligente e provocante nas interferências urbanas de Banksy. Nada é gratuito e vulgar, tudo nos convida a pensar.




Há sempre  na arte de Banksy uma intertextualidade com a história da humanidade, com a política, com a antropologia, com a filosofia ou com a arte que nos instiga e incita o olhar. 




Banksy é provocante, é um artista inquieto e sabe lançar um olhar sobre o espaço urbano onde possa imprimir sua marca de forma que, por onde quer que passe, deixa sempre uma mensagem que mescla humor e crítica sócio-política.




Sua arte foge do comum, do grosseiro, daquilo que possa parecer clichê em relação ao mundo do grafitte.



 Seu humor negro é desconcertante e nos obriga a repensar situações e formas de organização social.






Há sempre algo mais por detrás do trabalho de BANKSY, basta ter olhos aguçados para ler as entrelinhas de sua arte urbana.














A RELEITURA DO UNIVERSO DE BANKSY 




Fotógrafo britânico recria obras de Banksy com modelos

Entre as obras reproduzidas está o beijo entre policiais, a Monalisa com um lançador de granadas e o Cristo com sacolas de compras


Banksy já faz escola, pois há diversos artistas que se inspiram em seu trabalho de atitude ou seguem, de alguma forma, sua linha de interferência artística.


  


fotógrafo Nick Stern resolveu dar carne e osso aos personagens do artista de rua inglês Banksy na série de fotografias intitulada por ele de "You’re not Banksy."







Neste projeto de releitura, o fotógrafo Nick Stern traz o mundo criado pelo misterioso artista de rua para uma esfera mais palpável, mais real. O fotógrafo britânico reproduz oito obras famosas  de Banksy em fotografia, com modelos e aparatos reais.






A atenção aos detalhes fez do projeto um sucesso.










Usando modelos, figurino perfeito e com uma direcão de arte atenta aos mínimos detalhes, o fotógrafo conseguiu reproduzir os trabalhos das paredes sem tirar a força das imagens originais.




















Os Simpsons ganha polêmica abertura por Banksy



Artista de rua britânico BANKSY usa metalinguagem para satirizar a produção da série


O famoso e polêmico artista de rua britânico Banksy foi convidado pela produção de Os Simpsons para realizar uma das aberturas do desenho animado. É a primeira vez que um artista consagrado é convidado para colaborar no programa. O resultado é tão contestador e político que não dá para entender como a conservadora 20th Century Fox permitiu sua exibição nos EUA.


Confira abaixo - são quase dois minutos de um discurso sobre a exploração da mão de obra barata na produção da própria série e seus produtos (recentemente foi revelado que parte da animação de Os Simpsons é realizada na Coréia do Sul, onde animadores recebem 1/3 do salário que receberiam nos EUA). 


O humor negro, claro, não foi esquecido, com pandas escravizados, gatinhos fofos usados como recheio de pelúcias e até um unicórnio decrépito sendo usado para fazer os furos dos DVDs.




video





Um comentário:

Sílvio Roberto disse...

Impossível ter equilíbrio ao se confrontar com a beleza que te desestrutura e estremece a alma que pensavas segura e certa.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...