sexta-feira, 30 de maio de 2014

Yaniel Matos, cubano radicado no Brasil que, após anos como instrumentista, lança seu primeiro disco solo
















Yaniel Matos é um cubano radicado no Brasil que, após anos como instrumentista, lança seu primeiro disco solo - uma música com tons jazeados, suaves e de grande qualidade. Um artista que vive entre Havana e São Paulo.












Yaniel teve seus primeiros contatos com a música através de sua família e ouvindo a seus tios e avós. Hoje vem se destacando nos palcos brasileiros como excelente musico que é. De acordo com o artista, sua infância foi divertida, já que nasceu numa família de músicos. Seu avô (camponês)  reunia a todos seus irmãos para tocar na sua fazenda, e todos se divertiam e dançavam ao compasso da música regida pelo avô.












Yaniel era pequeno, mas já com cinco anos de idade seus familiares colocavam-no para manusear algum instrumento. Com oito anos começou a estudar música e a partir daí iniciou-se toda uma vida musical. Entrou no conservatório para estudar violoncelo, um ano mais tarde incorporou o piano. Passaram-se dez anos até que entrou na universidade da Havana aos dezoito anos, estudando composição erudita e violoncelo, paralelamente começou a tocar com as grandes bandas de Cuba. 











O talentoso músico mora há 10 anos no Brasil, hoje Anyel é um Brasileiro naturalizado.












O Brasil, musicalmente, sempre foi para Yanyel um motivo de estudo, desde jovem já conhecia as musicas de Milton nascimento, Tom Jobim, Chico Buarque, Elis Regina, Hermeto Pascoal, e toda uma variedade musical que o atraia. 










O sensível músico conheceu aqui no Brasil uma “muchacha” muito bonita que o convidou a ficar, mas  na ocasião ele achava uma loucura e voltou para Cuba onde muitos compromissos internacionais com a banda o esperava. Contudo, seis meses depois, o namoro com a brasileira continuava, assim regressou a São Paulo, desta vez por motivos muito pessoais e dai para cá já se foram dez anos de Brasil.










Hoje o talentoso artista vem desenvolvendo sua música, já são três discos, dois com o grupo Mani Padme e outro solo que leva seu nome, e aos poucos vai conseguindo seu  próprio espaço no Brasil. Sua carreira musical só vem crescendo cada vez mais.












Yaniel com Max de Castro















Em 2003, já no Brasil, Yaniel forma o Mani Padme Trio junto ao baterista Ricardo Mosca e ao baixista Du Moreira. Yaniel já tocou e gravou junto a Carlinhos Brown, Kiko Loureiro, Max de Castro, Angra, Timbalada, Heartbreak, Jane Brunnett, Lenine, e Antonio Pinto, Fabiana Cozza, entre outros.











Nos seu quarto CD, “La Mirada”, Yaniel mostra uma nova faceta da sua carreira, interpretando canções de própria autoria. Canções pop, bolero, reggae, fazem parte dos gêneros musicais por onde transita o CD.









O Video Clip, da música “Havana”, criado para promoção do Cd, tem como cenários a praia Barra do Sahy, e as ruas de Pelourinhos, locações, que trazem a nostalgia e a lembrança das ruas que o compositor e músico cubano traz em seu coração.












Confira um pouco do novo Cd de Yaniel















 









Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...