sábado, 29 de outubro de 2011

FLORES RARAS E BANALÍSSIMAS ( A Construção de um amor )






                                                  LOTA MACEDO


LOTA MACEDO



                                                                          ELIZABETH BISHOP


ELIZABETH BISHOP




Maria Carlota Costallat de Macedo Soares, paisagista e urbanista brasileira foi umas das responsáveis pela construção do Parque do Flamengo, localizado na cidade do Rio de Janeiro é o maior aterro urbano do mundo.

Maria Carlota, chamada por todos de Lota, foi convidada por Carlos Lacerda, que acabara de ganhar o governo da cidade da Guanabara - como era conhecido o Rio de Janeiro. Morou em Nova Iorque no princípio da década de 1940 onde fez cursos no Museu de Arte Contemporânea. Quando nas eleições seguinte, Carlos Lacerda perdera o governo, por acharem que Lota era muito amiga dele, teve que se retirar da construção do aterro do Flamengo. Todas essas questões políticas em que estava envolvida, incluindo o afastamento de sua companheira Elizabeth Bishop que a esta altura já estava em Nova Iorque levaram-na a sofrer de depressão.

Elizabeth Bishop era uma das poetisas mais famosas naquela época, ganhadora do famoso prêmio Pulitzer. Lota e Elisabeth viveram juntas de 1951 a 1965. Em 1967, quando já separadas, Lota resolveu viajar para Nova Iorque para encontrar Bishop. No mesmo dia que que chegou, abalada no seu relacionamento com Bishop, sua companheira encontrou-a caída na cozinha com um vidro de antidepressivo nas mãos. Lota suicidara-se.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...