Todo o sarcasmo, a ironia, o deboche, o escárnio e a inteligência de Belchior.
Inspirado nas Cantigas de Escárnio e Maldizer, Belchior, com sua cultura e talento, exibe nesta canção sua verve trovadoresca. "Jornal Blues - Canção de Leve Escárnio" revela o humor ácido e sutil de Belchior. Fiz a minha interpretação imagética sobre a canção com o intuito de homenagear esse gênio da música brasileira. As sutilezas das interpretações e analogias ficam por conta de cada um de vocês. Divirtam-se!!
As cantigas de escárnio e maldizer constituem um gênero de poesia da Idade Média. Fazem parte do período literário chamado Trovadorismo, que em Portugal encontrou expressão entre os anos de 1189 (ou 1198?) e 1350. Foram escritas, assim como todos os textos populares da época, em galego-português.
A principal característica dessas cantigas é a crítica ou sátira dirigida a uma pessoa real, que era alguém próximo ou do mesmo círculo social do trovador. Apresentam grande interesse histórico, pois são verdadeiros relatos dos costumes e vícios, principalmente da corte, mas também dos próprios jograis e menestréis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário