quinta-feira, 26 de junho de 2014

Melissa Etheridge luta pelos direitos LGBT na Rússia












Melissa Etheridge luta pelos direitos LGBT na Rússia




A cantora e compositora americana Melissa Etheridge sentiu-se tão indignada com as leis homofóbicas na Rússia que resolveu compor uma canção de protesto. 







A música é um apelo à reflexão, à tomada de consciência, um apelo à unidade humana, uma chamada para a paz e, claro, um pedido de amor. A canção recebeu o significativo título de  "Uprising of Love" (revolta do Amor) e é um hino máximo à liberdade! 







A letra da canção escrita por Melissa faz um apelo à Insurreição do Amor, e propõe uma coalizão em prol da segurança e dignidade de lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e intersexuais (LGBTI) russos.











Um single da música "Uprising of Love", de Melissa Etheridge, foi lançado internacionalmente e todos os rendimentos da sua venda irão para o "Fundo Liberdade" russo que apoia ativistas LGBT na Rússia.













Pressione PLAY (abaixo) para ouvir a música inspiradora de Melissa Etheridge! 










Tradução livre da letra da canção  "Uprising of Love" de Melissa Etheridge






REVOLTA  DE  AMOR




Meus olhos estão todos abertos escancarando a mudança
Que se alimenta com os fogos do medo
Onde o amor humano parece estranho
Vou me elevando
Eu acredito que amor é amor
Eu vou levantar minhas mãos
Com todas as crianças, mulheres e homens

(Refrão)
Vou começar uma revolta
Vou começar uma revolta de amor

Não há necessidade de se esconder,
não há necessidade de vergonha
Venha para o sol dizer a todos
O amor tem uma cara, tem um nome
Vou me elevando
Eu acredito que amor é amor
Eu vou levantar minhas mãos
Com todas as crianças mulheres e homens

(Refrão)
Vou começar uma revolta
Vou começar uma revolta de amor

A força sagrada me criou
Eu não tive escolha
Deu-me o meu coração que ama
Meus braços para abraçar e me deu a minha voz

(Refrão)
Vou começar uma revolta de amor
Vou começar uma revolta de amor












Um grupo de cristãos ortodoxos russos agrediram manifestantes que participavam de um protesto em Moscou contra um projeto de lei que proíbe a propaganda com gays e a divulgação sobre comunidades LGBT. 






Um projeto homofóbico tramitava na Câmara do Parlamento russo pretendendo proibir e multar em até US$ 16 mil quem fizesse propaganda ou disseminasse informações a respeito da comunidade LGBT. Grupos de cristãos ortodoxos defenderam a referida lei argumentando que ela  aumentaria a taxa de natalidade na Rússia.









“Eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros (Jo 13,34).”







Como é mesmo a lição? 


Amai-vos uns aos outros conforme vossa arrogância e prepotência, conforme o filtro da vossa leitura cega e estreita ou quando for exclusivamente do vosso interesse e conveniência?!







Na ocasião do manifesto político dos grupos LGBT houve agressões físicas e verbais contra os manifestantes que tiveram, além de tudo, seus cartazes e faixas arrancados de suas mãos de forma violenta numa demonstração de intolerância e retrocesso intelectual.

















A Rússia é considerada um dos países mais homofóbicos da Europa, prova disso é que somente em 1993 a homossexualidade foi descriminalizada naquele país e a realização da parada do orgulho gay foi proibida pelos próximos cem anos.









"Meus olhos estão todos abertos escancarando a mudança
Que se alimenta com os fogos do medo
Onde o amor humano parece estranho"









"Eu acredito que amor é amor
Eu vou levantar minhas mãos
Com todas as crianças mulheres e homens"














Melissa Etheridge também deu início a uma coalizão de direitos humanos com o mesmo nome de sua música, "Uprising of Love", e tem obtido o apoio de uma tonelada de celebridades, incluindo Madonna , James Franco , Julianne Moore , Cyndi Lauper , Edward Norton,  Linda Wallem, Dustin Lance Black, Bruce Cohen and Greg Propper.James Franco, Jim Parsons, Julianne Moore, Chris Colfer, Sean Hayes  e muito mais.




















Melissa falou sobre o que significa para ela, em um nível pessoal, a canção e o projeto  "Uprising of Love":


"A letra veio de uma dimensão tão pessoal e apaixonada da minha alma e eu estou mais do que animada em compartilhar esse hino com o mundo. Amor é intangível e imprevisível, mas é o único sentimento que é universalmente experimentado e desejado por todos. "








Confira e acompanhe a letra de Uprising of Love


 











Melissa Etheridge já ganhou o Oscar de Melhor Canção com seu trabalho “I need to wake up”, do documentário “Uma verdade inconveniente”. A cantora e compositora lançou 14 discos em sua carreira e ganhou dois Grammys, em 1992 e 1994. Ela foi, também, agraciada com uma cerimônia para receber uma estrela na Hollywood Walk of Fame, a famosa calçada da fama de Hollywood, em setembro de 2011.









VERSÕES  REMIXADAS DA CANÇÃO-HINO-MANIFESTO DE MELISSA  ETHERIDGE 
























Cartazes soviéticos ganham nova cara para 

criticar leis homofóbicas na Rússia






O Tumblr "Pride Propaganda" colore cartazes da antiga União Soviética para protestar contra leis homofóbicas assinadas no governo de Putin. 








As imagens familiarizadas pelos russos e por todos nós desde a Guerra Fria com ilustrações de fortes homens trabalhadores, mulheres leais e famílias unidas ganharam uma nova cara. 








A arte se apropria da arte, subverte a propaganda da ideologia do período da Guerra Fria e atualiza o discurso retrógrado.





















































































































Foto: Tumblr Pride Propaganda / Tumblr Pride Propaganda




















Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...