segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Cineasta teve a brilhante ideia de compilar 100 obras-primas e dar-lhes vida em um vídeo hipnótico.










Um caminho de suspiros através das emoções da vida. Um tributo à arte e sua beleza desconcertante criado pelo genial cineasta Stefano Rino. 
                             
               
               



Cineasta italiano, Stefano Rino, teve a brilhante ideia de compilar 100 obras-primas da história da arte universal e dar-lhes vida em um vídeo hipnótico. Ele abre o vídeo com uma sequência composta por paisagens encantadoras e uma grande maioria de pinturas francesas de William Adolphe Bouguereau, pintor conhecido por ter mostrado muitas vezes as relações familiares e a infância.





















A doçura das imagens iniciais do vídeo vai lentamente sendo substituída por um tom mais escuro que funciona muito bem ao que pretende comunicar e que vai se embrenhando, sinistramente, por obras de Caravaggio, incluindo o famoso David com a cabeça de Golias e Medusa, misturando uma variedade de chiaroscuro fascinante.








A Beleza tem sido invocada, redesenhada e descrita desde a antiguidade como um fugaz momento de felicidade e plenitude inesgotável de vida, condenada desde o início a um final redentor e ainda trágico.








Na interpretação artística criada no vídeo abaixo pelo diretor Rino Stefano Tagliafierro , a beleza é trazida de volta através da força expressiva dos gestos que ele faz brotar da imobilidade das pinturas das telas clássicas, animando-as num sentimento perdido pelas obras-primas. É como se as eternas imagens das grandes obras de arte que a história da arte expediu a nós desde sempre ganhassem vida e saíssem do” movimento congelado” para voltar à vida graças ao sopro da invenção digital.








Uma série de imagens, bem selecionadas, de uma tradição de beleza pictórica são apropriadas pelo diretor do vídeo , ( desde a Renascença até o simbolismo do final de 1800, passando pelo Maneirismo , Pastoralism , o Romantismo e o Neo- classicismo ) com a intenção de refazer o sentimento que há sob o véu da aparência.














O trabalho do cineasta neste vídeo é uma inspiração que devolve a nós,expectadores, o sentido da brevidade existencial interpretada dignamente e nos revela nuances como o trágico de um instante pungente, com um olhar desencantado e capaz de captar o sentido mais profundo da imagem oferecida.







Beleza, nessa interpretação do cineasta é a companheira silenciosa da Vida, inexoravelmente condutora ao sorriso do bebê, aos êxtases eróticos ou para as expressões de dor que fecham um ciclo destinado a repetir-se ad infinitum.










                 Tempo voraz, corta as garras do leão,
                E faze a terra devorar sua doce prole;
                Arranca os dentes afiados da feroz mandíbula do tigre,
                E queima a eterna fênix em seu sangue;


                Alegra e entristece as estações enquanto corres,
                E ao vasto mundo e todos os seus gozos passageiros,
                Faze aquilo que quiseres, Tempo fugaz;
                Mas proíbo-te um crime ainda mais hediondo:


                Ah, não marques com tuas horas a bela fronte do meu amor,
                Nem traces ali as linhas com tua arcaica pena;
                Permite que ele siga teu curso, imaculado,


                Levado pela beleza que a todos sustém.
               Embora sejas mau, velho Tempo, e apesar de teus erros,
              Meu amor permanecerá jovem em meus versos.




   Soneto 19 - Shakeaspeare

  Tradução de Thereza Christina Roque da Motta,









BEAUTY, pinturas clássicas ganham animação em um curta-metragem de Rino Stefano Tagliafierre



Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...