segunda-feira, 18 de março de 2013

IRRITANDO MAGRITTE - RELEITURAS DIVERTIDAS DE RENE MAGRITTE






René François Ghislain Magritte (21 de novembro de 1898 - 15 de Agosto de 1967) foi um artista belga surrealista. Ele se tornou conhecido por suas imagens surrealistas espirituosas e provocadoras. Sua obra desafia as percepções dos observadores pré-condicionados pela realidade.





Pouco se sabe sobre a vida de Magritte. Ele começou a ter aulas de desenho em 1910. Em 12 de março de 1912, sua mãe cometeu suicídio afogando-se no rio Sambre . Essa não era a sua primeira tentativa de tirar a própria vida, ela havia tentado muitos ao longo de vários anos, obrigando seu marido Leopold a trancá-la em seu quarto. Um dia ela fugiu e ficou desaparecida por muito tempo até que foi descoberta, mais tarde, uma milha abaixo de sua casa, nas proximidades do rio, morta. 






A OBRA DE MAGRITTE POSSUI TAMANHA FORÇA DE IMPACTO E INFLUÊNCIA QUE GEROU AO REDOR DO MUNDO UMA VARIEDADE DE RELEITURAS DE SEUS TRABALHOS ARTÍSTICOS




De acordo com a lenda, Magritte estava presente quando o corpo da mãe suicida foi retirado da água, ele tinha nessa época 14 anos de idade, mas pesquisa recente desacredita esta história que pode ter se originado com a enfermeira da família. Supostamente, quando sua mãe foi encontrada, seu vestido estava cobrindo seu rosto, uma imagem que tem sido apontada como a fonte de vários quadros de Magritte entre os anos de 1927-1928, onde aparecem pessoas com um pano encobrindo o rosto, incluindo o quadro acima, Les Amants. 




RELEITURA DO QUADRO LES AMANTS  faz crítica ao mundo globalizado onde o isolamento, a distância fria, a impessoalidade e a falta de compromisso e envolvimento psicoemocional geram relacionamentos superficiais, tais como sexo cibernético, amigos virtuais, amores descartáveis e paixões volúveis. 
























RELEITURAS DO QUADRO O FILHO DO HOMEM DE MAGRITTE - INTERTEXTUALIDADES

PARA IRRITAR MAGRITTE




O FILHO DO HOMEM ( THE SON OF THE MAN ) - OBRA DE MAGRITTE





































































































































Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...