O problema não é a falta de alimentos. Actualmente são produzidos no mundo alimentos suficientes para que toda a gente possa ter uma alimentação adequada e possa levar uma vida sã e produtiva. A fome existe por causa da pobreza. Existe porque as catástrofes naturais, como terramotos, inundações e secas, ocorrem muitas vezes em lugares onde a gente pobre tem muito pouco ou nada para poder reconstruir, quando ocorrem danos. Existe porque, em muitos países, as mulheres, apesar de serem quem mais trabalha na agricultura, não têm o mesmo acesso que os homens à formação, ao crédito ou á posse da terra. A fome existe por causa dos conflitos, que impedem as pessoas de ter qualquer possibilidade de levar uma vida decente e alimentar as suas famílias. Existe porque a gente pobre não tem acesso à terra ou a infra-estruturas agrícolas sólidas para produzir culturas viáveis ou gado, ou a conseguir trabalho estável que lhes permita o acesso aos alimentos. Existe porque muitas vezes os recursos naturais não são utilizados de forma sustentável. Existe porque, em muitos países, não há investimento suficiente no sector rural para apoiar o desenvolvimento agrícola. A fome existe porque as crises financeiras e económicas afectam os pobres ao reduzir ou eliminar as fontes de rendimento de que eles dependem para sobreviver.
Cultura é toda forma de intervenção humana na natureza transmitida de geração a geração, nas diferentes sociedades; Criação exclusiva dos seres humanos; Ela é múltipla e variável no tempo e no espaço, de sociedade para sociedade. Este blog pretende dividir um pouco da cultura engendrada pelo homem de todas as épocas e lugares, de todas as áreas do conhecimento humano, especialmente das artes, ciências e filosofia.
3 comentários:
Caro Torres! Te aclamo pelas belas palavras.
A fome é realmente horrível, enquanto alguns tem tanto, outros nada tem. Como é péssimo sentir vontade de algo e não ter.
Mas a fome não reside só no sentido de comida. Ela esta em todo lugar:no trabalho, no amor, no carinho, na mão de obra, na fraternidade, na atenção, nos relacionamentos em geral, fome de novidade, de educação. Fome de Educação! Fome de oportunidade, de cuidado. A fome habita muitos ambientes.
A fome de comida pode ate ter facilidade em ser resolvida, basta olhar no desperdício mundial de comida, e na nossa consciência frente ao sufrágio por exemplo.
Mas e as outras? Aí o bicho pega!
FOME:lembrança de um vazio, vazio na alma, alimentar-se de sonhos, falta solidaridade então. Almas que não se alimentam por ausência de sentimentos bons.
FOME: VÁRIOS SENTIDOS A PALAVRA FOME PODE TER, MAS A FOME DE PAZ É QUE NOS FAZ SOFRER.HUMANOS INCAPAZES DE VENCER SEUS TEMORES, COMO BICHOS FURIOSOS ATACAM E A PALAVRA FOME MUDA SEM PERCEBER, DESEJO DE DINHEIRO,DEVORAM SEUS VALORES.
Na verdade, todos e cada tem uma parcela de culpa nesse mundo de "meu Deus".
Seja por cutura de um povo, ou pelo próprio povo.
Temos o que "procuramos" ou aceitamos o que nos fazem "achar".
Tapamos nossos olhos e a nossa própria cova. Enchemos nossos olhos de lágrimas após inundar o mundo de ignorância. Os que têm muito, (e tem justamente para poder fazer) não o fazem. se afogam no seu próprio umbigo, e assistem em terra(tela) plana a desgraça acontecer. Mostro minha total e completa indignação a respeito das inundações que estão a assolar nosso país. Mas pobre natureza que ao tentar respirar se vê entre terra e estrada, ou seria entre as cruzes e espada... a deixa pra lá!
O bicho homem mora na selva de pedra, e essa pedra se encontra em cada um, naquilo que antigamente era conhecido como CORAÇÃO.
Apenas me pergunto, até quando?
Postar um comentário