A arte protege-nos da verdade que mata,
F. Nietzsche
O Sacrifício de Isaac - Pintura de Caravaggio
1590-1610; Óleo sobre tela; Uffizi
Judith Decapitando Holofernes - Caravaggio
c. 1598; Óleo sobre tela, 56 x 76 3/4 3/4 in; Galleria Nazionale dell'Arte Antica, Roma
Judith Matando Holofernes
Pintado por Artemisia Gentileschi
Museu de Capodimonte, em Nápoles
O tema de Judith Matando Holofernes é um dos episódios do Antigo Testamento que é mais frequentemente retratado na história da arte. No entanto, com exceção de Judith e Holofernes pintado por Caravaggio, preservado na Galeria Nacional de Arte Antiga Roma, nunca ninguém foi capaz de representar tal cena com tamanha crueza e dramaticidade como Artemisia Gentileschi nesta pintura impressionante.
A heroína bíblica, com a sua criada, vai para o campo inimigo, seduz e, em seguida, decapita Holofernes, o inimigo feroz geral. Esta pintura é a mais famosa de Artemisia Gentileschi, com a qual seu nome é associado imediatamente. rapidamente.
Davi e Golias - Caravaggio
Salomé - Caravaggio
Dante e Virgílio no Inferno, quadro de William
Pintado por Adolphe Bouguereau.
Francisco Goya Saturno,1821-1823
Saturno é o deus romano identificado a Cronos, um dos Titãs, na mitologia grega. De acordo com uma lenda, Cronos teria sido advertido de que um dos seus filhos o destronaria e passou então a engoli-los por ocasião de seu nascimento. Saturno é também a encarnação do Tempo, para os romanos, e o Tempo devora todas as coisas. Na representação que fez Goya perceba-se como o fundo negro colabora para o sentimento de terror da figura, juntamente com a desproporcionalidade dos corpos representados, e como essa impressão é de certo modo deslocada de seu horror habitual, quando observada em detalhe a cabeça com a boca escancarada do gigante grisalho, o qual possui um certo ar típico, ao mesmo tempo trágico e cômico, das caricaturas “penetradas de humanidade”
Saturno devora um de seus filhos. Pintura de Rubens, Óleo sobre tela; 180×87 cm; 1636-1638
Nenhum comentário:
Postar um comentário