Ao ver no jornal uma foto de passarinhos descansando num fio elétrico, o compositor brasileiro Jarbas Agnelli teve uma inspiração e testou para ver qual seria o resultado de sua ideia. No lugar de cada pássaro, ele desenhou uma nota musical.
Certa manhã, ao ler um jornal, Jarbas Agnelli viu uma fotografia de pássaros em um fio elétrico. Ele recortou a foto, pois sentiu-se inspirado a fazer uma música usando a localização exata dos pássaros pousados na rede como notas musicais. O músico ficou curioso para ouvir a melodia que as aves criaram. Ele enviou a música para um fotógrafo chamado Paulo Pinto, que mostrou-a a seu editor, que por sua vez contou o fato a um repórter e a história terminou com uma entrevista no jornal.
Jarbas Agnelli acabou Vencedor do YouTube Play Guggenheim Bienal Festival.
"Eu vi essa foto de pássaros nos fios elétricos e resolvi fazer uma música usando a localização exata dos pássaros como notas. Eu estava apenas curioso para ouvir o que melodia os pássaros estavam criando."
Jarbas Agnelli
As andorinhas de Antônio Nobre
Cassiano Ricardo
Nos
fios
ten
sos
da
pauta
de me-
tal
as
an
do
ri
nhas
gri-
tam
por
fal
ta
de u-
ma
cl'a-
ve
de
sol
O poema do escritor modernista Cassiano Ricardo (1895-1974) chamado "As andorinhas de Antônio Nobre" foi musicada na década de setenta por João Ricardo , integrante do grupo "Secos & Molhados" e consta no álbum ALBUM SECOS & MOLHADOS (1973).