domingo, 11 de agosto de 2013

CINEMA PARA ALÉM DOS BLOCKBUSTERES - A GAROTA IDEAL




COM SENSIBILIDADE E INTELIGÊNCIA O CINEMA FALA  DAS PERTUBAÇÕES MENTAIS: ILUSÃO, FANTASIA, DELÍRIO, PSICOSE, FANTASIA... QUAL É O LIMITE ENTRE A REALIDADE E O DESVIO MENTAL?

I


É uma pena que um filme tão bom tenha passado despercebido pela maioria dos cinéfilos quando, há três anos, aparecia na lista de indicados a Melhor Roteiro Original na 80ª edição do Academy Awards entre Junos e Ratatouilles um filme sem título nacional, o tal ‘Lars and The Real Girl’. Uma pena mesmo, já que Nancy Oliver merecia tanto quanto Diablo Cody a estatueta naquele ano. O roteiro é tão brilhante que nunca uma boneca para fins sexuais foi tão humana e tão necessária para um filme.








A Garota Ideal

O filme A Garota Ideal, de Craig Gilespie narra a história de um rapaz tímido, Lars (Ryan Gosling), que por motivos psicoemocionais vive num mundo à parte, resguardado pela dificuldade psíquica em relacionar-se com o mundo e pela incapacidade de se abrir ao toque de quem quer que seja, tampouco ao abraço, pois recusa qualquer tipo de intimidade. A disfunção do personagem leva-o a pensar que um relacionamento mais próximo com outro ser humano atingirá sua integridade. Ele não aceita sequer o convite para um café da manhã com o irmão e a esposa deste. E, claro, resiste arduamente às investidas afetivas de uma colega de trabalho.








O destino de Lars poderia ser a solidão, mas um belo dia ele aparece acompanhado… de uma boneca de silicone, que acredita mesmo ser uma mulher de carne e osso. Como todos o estimam na cidadezinha do Meio-Oeste onde ele vive, resolvem, aconselhados por uma psicóloga (Patricia Clarkson), que talvez seja importante participar do seu delírio para melhor resultado no seu tratamento psicoemocional. E passam a tratar a “moça”, que ele diz ser meio brasileira meio dinamarquesa, como uma pessoa real.







Lars Lindstrom (Ryan Gosling) é um homem tímido e introvertido, que vive na garagem de seu irmão mais velho, Gus (Paul Schneider), e sua cunhada Karin (Emily Mortimer). Lars apenas acompanha o desenrolar de sua vida, sem se mexer para algo. Até que um dia ele encontra Bianca, uma missionária religiosa, através da internet. O problema é que para as pessoas Bianca não é alguém real, mas a réplica de uma mulher, feita de silicone. Só que Lars acredita piamente que ela é um ser humano, o que faz com que a boneca  se torne seu apoio emocional.

Preocupados, Gus e Karin decidem procurar o conselho de uma psicóloga, que recomenda que concordem com Lars enquanto ele lida com seus problemas pessoais.







CONFIRA O TRAILER DESTE FILME SENSÍVEL E INTELIGENTE


,

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...