domingo, 14 de abril de 2013

VOCÊ CONHECE AS SALINAS DE UYUNI ? - O ENCONTRO DO CÉU E DA TERRA ESTÁ NA BOLÍVIA

                                                            Salinas de Uyuni




Você sabia que o maior deserto de sal do mundo está na nossa vizinha Bolívia? 

As Salinas de Uyuni, também chamada de mar branco, é simplesmente incrível: quando a umidade aumenta e a água acumula na superfície da salina forma-se um gigantesco espelho que reflete o céu.

A imagem, uma ilusão de óptica arrebatadora da natureza, faz com que céu e solo se fundam, confundindo-se. 

Conheça as Salinas de Uyuni, um destino exótico e surreal que atrai gente de todo o planeta.






Música usada no vídeo acima:  Love Theme  de Angelo Badalamenti - Parte integrante da trilha sonora do filme e seriado Twin Peaks do diretor David Lynch. 






Para quem ainda está pensando, "mas o que faz uma área de sal atrair turistas de várias partes do mundo?", a resposta é simples: como o solo da salina é claríssimo, quando há umidade surge uma fina camada de água e o céu, que parecia tão distante, se junta ao plano terrestre numa inacreditável reflexão e fusão entre céu e salina.






Há 40.000 anos o que existia neste lugar era um gigantesco lago pré-histórico que acabou secando. A herança deixada foram dois gigantescos desertos de sal: Coipasa e Uyuni.

Coipasa também é interessante, no entanto, Uyuni é tão onipresente, tão surreal que ofuscou totalmente o outro deserto. Dizer para você que um salar é um programa excelente na Bolívia pode até soar estranho, mas saiba que este lugar realmente impressiona.















"Deus ao mar o perigo e o abismo deu, mas nele é que espelhou o céu." – Fernando Pessoa





Com aproximadamente 12.000 km² de área, o Salar de Uyuni é a maior planície de sal do mundo! Suas camadas de sal têm espessura que chegam até 10 metros e sua profundidade é de 120 metros. Com esses números não dá para duvidar que Uyuni é uma daquelas mágicas da natureza imperdíveis para qualquer visitante.








As salinas de Uyuni estão localizadas no Departamento de Potosí e no Departamento de Oruro, no sudoeste da Bolívia. A forma mais fácil de chegar até a salina é seguir para a cidade de Uyuni, em Potosí. Ali você pode escolher entre alugar um carro e viajar independentemente para a salina ou contratar o serviço de uma empresa de turismo que leva os viajantes diretamente para o local. Se você não teve tempo de planejar a viagem, siga para a avenida principal, lá estão os jipes que o levarão até a Salina.






Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...