segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

As sombras misteriosas que estão por trás dos objetos quotidianos



      As luzes e sombras de Kumi Yamashita


Veja as obras incríveis da artista Kumi Yamashita, conhecidas como Shadow Art, utilizando materiais sólidos, prosaicos, juntamente com luz e sombras, ela cria um mundo quase platônico.








Em sua série intitulada Luz & Sombra, Kumi usa uma única fonte de luz, juntamente com uma variedade de objetos perfeitamente colocados para criar silhuetas de sombra incríveis e obras de arte nas paredes. É realmente surpreendente a técnica de projeção de sombras empregada  por ela .






Existem escultores que trabalham não apenas com a resistência dos materiais em pedra, metal, madeira, mas também com o impalpável. KUMI YAMASHITA trabalha com um bem intangível que não tem peso, volume ou textura. Trata-se da escultura elaborada a partir da Luz e da Sombra.











Kumi Yamashita utiliza diversos materiais como papéis de dobradura, blocos em formatos de letras ou geométricas, entre outros, para criar sua arte que mais parece mágica. De uma forma singular e surreal, ela reaproveita as sombras criadas pelos objetos, para criar uma nova imagem, como silhuetas e faces de pessoas.




















Os principais materiais empregados em sua técnica inteligente é a sombra e a luz formada através dos mais diferentes objetos. Isso significa que a arte se resume basicamente pelo “material” (objetos sólidos) e pelo “imaterial” (luz ou sombra), distribuindo-os geralmente em uma parede, de tal maneira que a sombra deles criem as imagens







Seu trabalho é o exemplo perfeito de duas verdades: que as coisas nem sempre são o que parecem e também que às vezes temos que ver as coisas sob uma luz diferente. Isto pode soar um tanto enigmático, mas para você entender, veja o vídeo abaixo, com uma de suas obras, que a julgar apenas pelas sombras, pensamos que se trata de pessoas conversando. 



SHADOW DIALOGUE - BY  KUMI YAMASHITA 









Kumi é japonesa, mas vive e trabalha em Nova York há muitos anos. É, inclusive, bacharelada em artes plásticas na Faculdade Cornish, em Washington e obteve seu mestrado pela Escola de Arte de Glasgow, no Reino Unido. É conhecida por suas vastas obras individuais e em grupo, espalhadas em várias partes do mundo.


























Só mesmo muita técnica e inteligência para conseguir fazer com que a sombra de um ponto de exclamação, ao ser iluminado, ganhe a forma de um ponto de interrogação. Ou então, que um círculo de metal faça a sombra de um quadrado. Embora possa ser chamada de “Mágica com sombras” ou “Truque com sombras”, esse efeito é bastante complexo e bem estudado.


















































Kumi Yamashita tem uma coleção de obras e já são mais de dez exposições individuais nos EUA, Turquia, Singapura e Japão.




















Você consegue perceber do que foi feita a imagem da criança?

Acredite ou não, este quadro foi feito com pregos e linhas entrecruzadas nos pregos. É isto mesmo! 


Esta obra foi criada com a técnica de sobreposição do papel em um cartão de crédito e com lápis grafite fez-se a raspagem sobre os números do cartão. 



Você pode conferir alguns segredos desses trabalhos no vídeo abaixo. A artista é recebida em um programa de televisão e revela algumas das suas técnicas. É divertido, confira!




TELEVISÃO JAPONESA  APRESENTA  ALGUNS TRABALHOS DE   KUMI  YAMASHITA


 

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...