sexta-feira, 30 de novembro de 2012

BELCHIOR CONSTRÓI DELICADAS CANÇÕES SOBRE A O BRA DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE - DOIS INTELECTUAIS REPRESENTANTES DA ALTA CULTURA BRASILEIRA




       CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE 




                                  BELCHIOR
















Como Poe, poeta louco americano, eu pergunto ao passarinho:
Black bird, Assum Preto, o que se faz?"
E raven never raven never raven
Pássaro Preto, pássaro preto black bird me responde:
"Tudo já ficou atrás"
E raven never raven never raven
Black bird, Pássaro Preto, Pássaro Preto me responde:
"O passado nunca mais"

( Velha Roupa Colorida - Belchior )















PROCURO UMA ALEGRIA ( poema de Carlos Drummond de Andrade )  Música de BELCHIOR


 










Procuro uma alegria - Carlos Drummond de Andrade


Procuro uma alegria
na mala vazia
do final de ano
e eis que tenho na mão
- flor do cotidiano -
o voo de um pássaro
e de uma canção


ROSA ROSAE - Música de BELCHIOR ( Poema de Drummond )





hj




Rosa Rosae – Carlos Drummond de Andrade


Rosa
e todas as rimas
Rosa
e os perfumes todos
Rosa
no florindo espelho
Rosa
na brancura branca
Rosa
no carmim da hora
Rosa
no brinco e pulseira
Rosa
no deslumbramento
Rosa
no distanciamento
Rosa
no que não foi escrito
Rosa
no que deixou de ser dito
Rosa
pétala a pétala
despetalirosada




FIFA DIVULGA 12 CARTAZES QUE SERÃO USADOS PARA PROMOVER A COPA DO MUNDO EM 2014.


Cidades-sede lançam cartazes oficiais da Copa de 2014


Pôsteres unem futebol e elementos característicos de cada sede



Fifa divulgou os 12 cartazes que serão usados para promover a Copa do Mundo de 2014.
Cada cidade-sede ficou responsável pela criação de seu cartaz, destacando em imagens suas características culturais. A utilização do material para fins comerciais é proibida.
A criação de material de acordo com as cidades ocorreu pela primeira vez na Copa da França, em 1998.









Natal

O verde das matas. O amarelo das areias escaldantes. O azul do mar. Localizada na esquina da América do Sul, Natal se mostra no pôster de braços abertos para o evento. No corpo do torcedor de braços abertos é possível ver o Morro do Careca, na Praia de Ponta Negra, uma das marcas da capital potiguar. Natal receberá quatro partidas da Copa do Mundo 2014








Recife

O pôster de Recife é repleto de movimento e cores e remete ao frevo, manifestação cultural típica do estado. Com uma sombrinha na mão, o passista realiza movimentos ágeis e leves, como as acrobacias dos jogadores, que fazem com a bola o mundo "ferver". Recife receberá três jogos da Copa das Confederações e cinco partidas da Copa do Mundo 2014.









Fortaleza

Uma bola que sai como se fosse lançada a partir do Castelão é a imagem da capital cearense para a Copa do Mundo de 2014. A bola carrega os principais símbolos da cidade. As texturas utilizadas e os traços do desenho remetem a uma cidade moderna que não esquece suas tradições. Fortaleza receberá três partidas da Copa das Confederações de 2013, incluindo uma das semifinais, e seis jogos da Copa do Mundo 2014.









Cuiabá


No pôster da capital de Mato Grosso, o tuiuiú, ave símbolo do Pantanal, é um dos destaques. O futebol é representado pela bola nos pés do jogador. A vibração das pessoas com o evento, em especial da torcida pantaneira, é traduzida no movimento da bola e as formas que a cercam. O mapa do estado no centro da bola mostra que Cuiabá está preparada para receber o maior evento de sua história. A cidade receberá quatro partidas da Copa.











Porto Alegre


Um atleta chutando a bola e a imagem da Usina do Gasômetro representam, no pôster de Porto Alegre, a grandeza do evento e o legado deixado por ele, como a riqueza cultural, desenvolvimento tecnológico, estrutural e riqueza econômica, representados também pelas faixas coloridas. As pessoas que aparecem no cartaz vibrando representam a paixão do porto-alegrense pelo futebol. A capital gaúcha receberá cinco partidas da Copa do Mundo 2014








Manaus


Duas araras vermelhas pousadas sobre uma trave de futebol resumem a relação que o pôster de Manaus para a Copa buscou: mostrar que, no coração da maior floresta tropical do mundo, somos todos torcedores por natureza. A capital amazonense receberá quatro jogos da Copa do Mundo 2014.










São Paulo


O caráter cosmopolita e múltiplo de São Paulo é destacado no pôster da capital paulista. A imagem reflete uma metrópole onde milhares de pessoas vivem, se emocionam, comemoram e respiram futebol. O futebol está no sangue da cidade, nas ruas, no mar de edifícios, no ar. A cidade receberá seis jogos do Mundial de 2014, incluindo a partida de abertura, com o Brasil em campo.










Brasília



A imagem faz uma estilização da Catedral, uma das obras que simbolizam a cidade e um ícone arquitetônico mundial. As cores do jogador chutando a bola reforçam as múltiplas etnias que compõem a sociedade brasileira e remontam à presença dos cinco continentes na Copa. O amarelo no lado direito da imagem simboliza o sol nascente sempre a leste. Brasília receberá, no Estádio Nacional Mané Garrincha, a partida de abertura da Copa das Confederações e sete jogos da Copa.










Salvador


O Elevador Lacerda transformado em trave de futebol e uma bola estufando a rede que o envolve aparecem em destaque no pôster de Salvador. Do alto das torres do primeiro elevador público do mundo é possível avistar outros diversos pontos turísticos da cidade, oferecendo, como pano de fundo, a vista espetacular da Baía de Todos-os-Santos. Esse imponente cartão postal é também um atalho que liga a cidade baixa, litorânea e histórica, à moderna e crescente cidade alta. Salvador receberá três partidas da Copa das Confederações e seis da Copa do Mundo 2014.









Belo Horizonte


A Igreja de São Francisco de Assis, que integra o conjunto da Pampulha, aparece em destaque no desenho da capital mineira. No pôster, as imagens de Cândido Portinari que decoram o exterior da Igreja ganham vida e se unem em sobreposições formando os pentágonos da bola. Belo Horizonte receberá três partidas da Copa das Confederações, incluindo uma das semifinais, e seis jogos da Copa.











Curitiba


A Araucária, símbolo de Curitiba e do Paraná, é onipresente na imagem de Curitiba. Ao todo, 34.949 pessoas participaram da escolha do pôster oficial, por meio de votação pelo site da Prefeitura. No plano das conotações, o pinheiro adulto se ergue para o infinito, feito taça de luz. É como se Curitiba fizesse um brinde ao futebol. A cidade receberá quatro jogos da Copa.










Rio de Janeiro


O pôster do Rio de Janeiro, criado a partir de concurso nacional, representa a essência do carioca, “que se move no ritmo do mar e com a energia da natureza que o cerca e do calor do sol". A imagem foi criada pelos designers Julia Gostkorzewicz e Eduardo Leichner. A silhueta e a bola em um gesto descontraído formam um coração que está no centro de várias camadas expressando o amor do carioca pelo futebol. Cada camada representa um aspecto do Rio: a praia, a montanha, o Pão de Açúcar, o mar e o céu. O Rio receberá três partidas da Copa das Confederações e sete do Mundial de 2014, incluindo as duas finais.




sábado, 24 de novembro de 2012

CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

FERNANDA TORRES -  NECROLÓGIO DOS DESILUDIDOS





Provocações - A Incapacidade de Ser Verdadeiro (Carlos Drummond de Andrade) - Por Abujamra

 




Amar - Carlos Drummond de Andrade - Pelo ator Paulo José


y

ELIS REGINA E MILTON NASCIMENTO - GOLDEN SLUMBERS










kju

Ao completar 50 anos de carreira, Milton Nascimento ganha uma discografia à altura de seu talento.




Em outubro de 2012 o cantor Milton Nascimento completou 70 anos. Nascido no Rio de Janeiro, mas mineiro de coração,  foi criado na cidade de Três Pontas. Milton é um dos cantores de maior relevância do cenário nacional e internacional.









Milton ajudou a mostrar uma nova faceta da música brasileira ao mundo, provou que era possível unir influências internacionais como o Jazz, por exemplo, e o som dos Beatles, para criar uma música única.










Em parceria com Lô Borges, Márcio Borges, Wagner Tiso, Flavio Venturini, Fernando Brant, Tavinho Moura, Beto Guedes e Toninho Horta,  criaram o Clube da Esquina, um dos álbuns mais cultuados pelos amantes da música. Essa união ajudou a dar visibilidade a vários outros músicos nacional e internacionalmente, além de fazer  com que Milton se firmasse ainda mais no cenário musical como intérprete e músico.












"Se Deus cantasse seria com a voz de Milton", disse Elis Regina sobre o amigo. A voz única de Bituca pode ser ouvida em todo seu vigor em Milton Nascimento/67, o primeiro volume da coleção e o disco de estreia do então jovem cantor e compositor. Dele, além de travessia, fazem parte músicas como Morro Velho e Canção do Sal, que revelaram um criador capaz de misturar bossa nova, samba de raiz, jazz, rock, ritmos africanos e canções regionais num resultado absolutamente original e inovador.








Ao completar 50 anos de carreira, Milton Nascimento ganha uma discografia à altura de seu talento. A coleção Milton Nascimento, da Abril Coleções, reúne os 20 maiores discos da carreira do cantor e compositor que colocou Minas Gerais no cenário musical brasileiro e mundial. Estão ali o primeiro disco, de 1967, com Travessia, a música que lançou Milton, e trabalhos antológicos como Clube da Esquina, Minas, Gerias, Caçador de Mim, entre outros.






Em formato livro-CD, a coleção traz o disco, as capas, e as gravações originais, as letras das músicas, ficha técnica completa e fotos cuidadosamente selecionadas de cada trabalho de Bituca, como ele gosta de ser chamado. Os textos esquadriam o processo de criação das músicas, as parcerias e cada momento da trajetória artística de Milton, além de revelarem fatos pouco conhecidos da vida do artista.





milton

MILTON NASCIMENTO - GUARDANAPOS DE PAPEL


SHOW  "TAMBORES DE MINAS" - MILTON NASCIMENTO - dvd Tambores de Minas











Versão do tema original de  Leo Masliah - Nome da versão original "biromes y servilletas"

Leo Maslíah  nasceu em 1954 em Montevidéu,  Uruguai,  é poeta, escritor, compositor, magnífico pianista.

MILTON NASCIMENTO E LÉO GANDELMAN - POR CAUSA DE VOCÊ ( TOM JOBIM )






MILTON NASCIMENTO e Leo Gandelman - Por Causa de Você ( música de Tom Jobim )

Trecho do DVD "Sabe Você" - Leo Gandelman (sax soprano, alto e tenor) Acompanhado por: David Feldman (piano), Lula Galvão (guitarra e violão), André Vasconcellos (baixo), Allen Pontes (bateria) e Sidinho Moreira (percussão)

"NADA SERÁ COMO ANTES" leva o história musical de MILTON NASCIMENTO ao teatro


terça-feira, 20 de novembro de 2012

FERNANDA MONTENEGRO RECITA O POEMA "GUARDAR" DE ANTÔNIO CÍCERO







Antônio Cícero

Compositor, poeta, filósofo e escritor, trabalha como colunista no jornal Folha de S. Paulo. Cursou Filosofia (PUC-Rio) e no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (UFRJ), além de ter lecionado Filosofia e Lógica em universidades cariocas. Suas poesias são musicadas por grandes nomes como João Bosco, Orlando Moraes e sua irmã Marina Lima. Recebeu prêmios, como o Prêmio Nestlé de Literatura Brasileira. 








ANTÔNIO CÍCERO POR ANTÔNIO CÍCERO



ANTÔNIO CÍCERO RECITA SEU  POEMA  "GUARDAR"




 
jk



MARINA LIMA insere trecho do poema GUARDAR, de Antônio Cícero, em sua música Deve Ser Assim 









Poema Incidental de Antonio Cícero - Guardar



Marina Lima - Deve Ser Assim do CD "O CHAMADO"
- Música de Alvin L. e Marina Lima





 “Falamos a nossa língua nativa – o português do dia a dia, por exemplo – de modo praticamente automatizado. Ora a poesia desautomatiza o uso da língua, ora desautomatiza o pensamento. Para entender um poema, temos que desligar o piloto automático e experimentar a linguagem e o pensamento de modos inesperados, como se fosse pela primeira vez. É o que a poesia faz.”

Antônio Cícero





sábado, 17 de novembro de 2012

CAIO FERNANDO ABREU NA INTERPRETAÇÃO DO ATOR RENATO SBARDELOTTO

Para uma avenca partindo- Caio Fernando Abreu


O ator Renato Sbardelotto resolveu filmar seu exercício de interpretação e divulgar para a comunidade virtual. Aqui ele interpreta um trecho do conto PARA UMA AVENCA PARTINDO de Caio Fernando Abreu. Trata-se do meu conto preferido de Caio Fernando Abreu, conto esse que marcou e marca minha vida de uma forma que eu jamais poderei definir, portando divido com vocês este trabalho do renomado escritor na voz do ator Renato Sbardelotto. Espero que gostem.

Torres Matrice


O OVO APUNHALADO - Torres Matrice



Water Effect by Crazyprofile.com





A invisibilidade do ovo
identidade estorvo
um jeito de alienar

Inocentes da clara é claro
é claro que lá não está!
Na gema de tudo um pouco
do sangue de todos nós

Pensamento que verte sangue
mangue das catedrais
faca que fere o ovo
sonho dos marginais

Ovo choco, enxofre
o encoberto no tempo
margem à margem de nós


Mas ela
bela tela cidade
mazela de toda voz
abstrato ovo invisível
talvez ainda queira estar


A cidade não para
a cidade depara:
repara que lá não está
não tarda a ser invisível
o ovo que já não há


Meu povo, meu povo, meu povo...
Figura na sombra o ovo
porque o que há já não está

Gente mais esquecida
pessoa mais diluída
some, assim, frente-a-frente
magia do ignorar


Um bobo na casca do ovo
logro do lobo do ovo
vivendo da vida que dá

Trabalho invisível comum
homem do porfiar
um que ninguém botou
malogro de se humilhar

Ovo da mesma serpente
chocou esse povo essa gente
Gente de todo lugar

Nenhuns de nada, ali
longe daqui, aqui mesmo
tão perto que ninguém vê

Gente de se esquecer
gema de toda cidade
espelho do lado de lá
do outro lado do medo

Um eu que não se quer ver
um outro que aqui está
ovo invisível da desigualdade
veracidade que é ímpar


Gente, de onde essa gente vem?!




Torres Matrice

17/11/2012


sexta-feira, 16 de novembro de 2012

LONGE DE VOCÊ - VITOR RAMIL ( Por Torres Matrice )


Este trabalho tem como único objetivo divulgar a arte e a cultura de dois grandes artistas que admiro e respeito pelo talento e pela inteligência de suas obras. 

Video montagem feita por Torres Matrice a partir das pinturas de DAVID LINN e da música "Longe de Você" de VITOR RAMIL , interpetada aqui pelo próprio compositor e cantor Vitor Ramil.

Torres Matrice

AS PINTURAS METAFÓRICAS DE DAVID LINN





David Linn nasceu na Califórnia e, como ele mesmo costuma dizer, começou a pintar logo após seu nascimento.

É mestre em pintura pela Brigham Young University e atualmente reside no sopé de uma montanha em Utah com sua esposa e seus três filhos.


David Linn é considerado um artista cuja obra apresenta imagens simbolistas de grande impacto. Ele explora temas metafísicos como a passagem espiritual através de ambientes simbólicos e desertos. 







Em suas pinturas David Linn gosta de lidar com o que é invisível, com imagens carregadas de simbolismos e metáforas.

Outro tipo de imagem marcante no trabalho de Linn é a figura solitária do sexo masculino, geralmente envolvida em algum tipo de atividade cerimoniosa enigmática. As faces são obscurecidas ou de difícil reconhecimento e representa alguma figura universal em busca do seu caminho.













Para Linn, a importância dessas imagens não significa apenas trazer uma capacidade de retratar visualmente facetas invisíveis da nossa existência, mas também mostrar a variedade de formas com que os seres humanos se conectam à elas.








 Essa introspecção pode desencadear alguns questionamentos do espectador curioso e observador ou gerar uma sensação de calma, mesmo quando algum tipo de atividade está ocorrendo.


























 "Tantas coisas transcendem o mundo visual, o mundo físico e eu quero sugerir a existência de mundos invisíveis que são mais significativos do que o que ocupa grande parte de nossas vidas diárias. Isso não é uma negação do mundo material, mas sim um lembrete de que há mais do que isso." - David Linn











"Eu crio imagens que parecem enigmáticas ou estranhas para o espectador, mas para mim elas fazem todo o sentido. As coisas que eu percebo e sinto desafiam a explicação verbal e trazem uma imagem com vários significados. O mundo em que vivemos não é apenas um mundo natural, mas um mundo que também foi fabricado e construído ao longo de milhares de anos por interferências históricas e humanas", diz Linn.















 "Meu trabalho nasce de uma necessidade de articular por mim mesmo o terreno de minha própria passagem pela mortalidade e explorar os acontecimentos e as implicações da existência espiritual do homem e da viagem que cria profundas correntes fluindo abaixo do mundo observável." - David Linn

 










Os mundos simbólicos internos e ambientes de minhas pinturas parecem às vezes mais real para mim do que o meu ambiente físico, porque eles são a prova para mim daquilo que se faz sentir de forma mais aguda.






















As pinturas se tornam objetos de devoção pessoal, evidência de um processo que é verbalmente inexprimível. Meu trabalho tem evoluído para uma meditação sobre temas de pesquisa, passagem, e purificação através destes lugares internos - uma paisagem onde os eventos e objetos assumem múltiplas camadas de significado simbólico e cerimonial de ações que ocorrem no entorno, na natureza.
















"O título desta exposição é Substância do Invisível, e, como na maior parte do meu trabalho, lida com o que é invisível a olho nu, mas traz marcas da passagem, comum a todos, através da mortalidade." David Linn










"Sinto-me profundamente sintonizado com essas facetas invisíveis da nossa existência, e é por isso que eu faço o que eu faço. Minha arte é uma evidência para mim mesmo do que eu não posso ver, mas sinto intensamente. " - DAVID LINN





LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...