quinta-feira, 10 de julho de 2014

Nighthawks de Edward Hopper recriada como instalação







Whitney Museum instala réplica da famosa pintura numa rua de Nova Iorque




Edward Hopper, Nighthawks, 1942
óleo sobre tela, 33 1/8 × 60 pol (84,1 × 152,4 centímetros)
do Art Institute of Chicago; amigos de american coleção de arte
© herdeiros de josephine n. funil, licenciada pelo Whitney Museum of American Art

fotografia © o Art Institute of Chicago.




A pintura Nighthawks de Hopper costuma morar no Art Institute of Chicago, mas foi passar o Verão em Nova Iorque, emprestada ao museu Whitney para integrar a sua exposição dedicada aos desenhos de Edward Hopper. Nighthawks, talvez a mais conhecida obra do pintor e uma das mais reproduzidas em vários suportes mundo afora está em Nova Iorque em versão original, mas agora também em 3D numa das mais famosas esquinas de Manhattan.

O Whitney Museum  of American Art instalou na esquina do icónico edifício Flatiron uma réplica em três dimensões da obra que recria a cena dos homens e mulheres que passam o tempo no Phillie’s, um restaurante tipicamente americano da década de 1940. 

A pintura de 1942 é um dos exemplos da forma como o pintor abordou as temáticas e cenas do quotidiano da América moderna, tendo-se inspirado, segundo o próprio, em parte num antigo restaurante de Greenwich Village, o bairro onde vivia em Nova Iorque. Os seus esboços e desenhos estão até 6 de Outubro no Whitney Museum of American Art, a primeira vez que uma instituição se foca nos desenhos e no processo criativo do pintor (1882-1967).


Artistas fazem uma recriação em três dimensões do quadro Nighthawks de Edward Hopper instalada no edifício Flatiron em NYC.






Trata-se de uma instalação criada pelo Whitney Museum of American Art , em Nova Iorque, em comemoração a Edward Hopper para a exposição das obras do famoso pintor americano - uma mostra dedicada ao processo do pintor, que inclui cerca de 200 desenhos previamente esboçados no papel. 







A instalação recria os quatro protagonistas da cena do jantar icônico pintado em 1940 por Hopper. Eles foram ampliados para imitar proporções humanas e sua disposição em torno do balcão de madeira é perfeitamente uma réplica do original.
















A INTERTEXTUALIDADE COM A PINTURA DE EDWARD HOPPER - A PARÓDIA



Nighthawks, talvez a mais conhecida obra do pintor Edward Hopper e uma das mais reproduzidas em vários suportes mundo afora, confira:



























































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será o esteio para meu moto perpétuo.Faça-o, por esta razão, com consciência e equilíbrio.