Luz/sombra, lâmina/destreza,
cinema/música... Pura poesia plástica.
MARX ZORN é um artista de rua que cria retratos utilizando dois elementos: um bisturi e fita adesiva de embalagens. O processo criativo do artista se dá a partir da sobreposição das fitas em um painel iluminado de vidro ou acrílico e que vai ganhando vida em um tom sépia graças ao efeito da luz sobre a fita adesiva.
Para dar mais visibilidade ao seu trabalho Max Zorn aproveita as luzes urbanas e cola sua arte nos postes, transformando e expondo seu talento em uma galeria a céu aberto.
Pessoas de várias partes do mundo recebem adesivos com trabalhos do artista e colaboram colando em luminosos diversos ou em postes das capitais em que moram.
Palavras de Max Zorn sobre sua arte com fita adesiva:
"A ideia de trabalhar
com fita adesiva em vez de tinta foi inspirada por um amigo que trabalhou como
engenheiro de automóveis e que usava fita adesiva para delinear as placas dos carros, então ele usou a luz como uma forma de destacar essas placas durante uma corrida noturna em Amsterdã. Percebi que as lâmpadas de rua da cidade criavam um tom dourado sobre as fitas adesivas coladas nas placas dos carros. Observando isso, percebi que as luzes sobre as fitas pareciam perfeitas e criavam um efeito sépia, como se fosse uma galeria de exposição de arte a céu aberto. Tive a ideia para um projeto novo e utilizaria fita adesiva, assim modificaria a ideia original e incrementaria com criações artísticas, então criei a fita-arte. A instalação da minha obra seria muito
simples: tudo o que era necessário seria vidro ou acrílico flexível, fita translúcidas
marrom e um bisturi. "
Max Zorn possui um projeto audacioso intitulado STICK TOGETHER (Ficarmos Juntos), que servirá para criar um elo entre sua arte e o mundo. A ideia é simples: criar uma fita-arte em forma de autocolante e enviá-la para pessoas variadas em todo o mundo. Assim, aqueles que gostam de arte de rua e desejam ajudar a divulgar seu trabalho pelas ruas de sua cidade poderão participar recebendo gratuitamente um de seus trabalhos em forma de fita-arte adesiva. Pessoas do mundo inteiro podem participar colando o trabalho recebido em lugares luminosos da sua cidade.
Ficar juntos é o máximo, é um projeto de Max Zorn para aqueles que desejarem difundir a arte de rua ao redor do mundo. O trabalho é
colocado nas mãos do povo. Este é um projeto sobre arte na rua e está em andamento com o compromisso de
fornecer uma quantidade ilimitada de arte para uma comunidade global que quer manter-se ativa na rua.
Max Zorn cria arte com apenas
fita adesiva e um bisturi. Ajude-o a espalhar arte de rua ao redor do mundo. Para participar basta acessar o site do artista:
http://sticktogether.maxzorn.com/
Para assistir aos vídeos de Max Zorn:
http://sticktogether.maxzorn.com/2012 ...
Contato com Max: info@maxzorn.com
Inovação na arte: Retratos
feitos com fita adesiva e bisturi
A música usada no vídeo abaixo é "Pina" e foi composta por Thom Hanreich ( http://www.thom-music.de/ ) para Wim Wenders, especialmente para seu filme "Pina", filme esse que foi nomeado para melhor documentário no o Academy Awards 2012 ( http://www.pina-film.de/en/ ).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será o esteio para meu moto perpétuo.Faça-o, por esta razão, com consciência e equilíbrio.