sexta-feira, 1 de março de 2013

BERNINI E A EXALTAÇÃO DA ARTE EM SEU GRAU EXTREMADO





                         GIAN LOURENÇO BERNINI




Gian Lorenzo Bernini ou simplesmente Bernini (Nápoles, 7 de dezembro de 1598 – Roma, 28 de novembro de 1680) foi um eminente artista do barroco italiano, trabalhando principalmente na cidade de Roma. Distinguiu-se como escultor e arquiteto, ainda que tivesse sido pintor, desenhista, cenógrafo e criador de espetáculos de pirotecnia. Esculpiu numerosas obras de arte presentes até os dias atuais em Roma e no Vaticano.







ESCULTURA DE BERNINI NA FONTANA DE TREVI  EM ROMA NA ITÁLIA



Como arquiteto, basta lembrar que são de Bernini a Colunata da Basílica de São Pedro, no Vaticano, e as fontes da Praça Navona, em Roma. Como pintor e desenhista, fez excelentes retratos de papas e santos e projetou suas inacreditáveis obras. Mas é como escultor, sobretudo, que ele é reverenciado.






Muito religioso, Bernini trabalhou de acordo com as conclusões do Concílio de Trento, realizado entre 1545 e 1563, que afirmavam ser função da arte religiosa ensinar e inspirar os fiéis, bem como servir de propaganda da doutrina da Igreja Católica Romana, defendendo que a arte religiosa devia ser inteligível e realista, e acima de tudo, servir como estimulo emocional à religiosidade. Bernini tentou sempre conformar a sua arte a esses princípios.







                        O ÊXTASE DE SANTA TERESA









                               DAVID, escultura de Bernini






                           Detalhe de David




                                           DAVI - Escultura de Bernini





                                                 

Contava com o patrocínio de papas e cardeais, mas isso não o impediu de desafiar as tradições artísticas de seu tempo. Seus projetos arquitetônicos e esculturais revelam uma mente inovadora e criativa, no uso de temas e formas, além de um talento extraordinário. O mármore parecia massinha de brincar em suas mãos...


                         

                  O RAPTO DE PROSERPINA ( Perséfone )







                          Detalhe da escultura o rapto de Proserpina 








“ O Rapto de Proserpina”, em mármore branco, é uma belíssima estátua, de mais de 2 metros e meio de altura. O detalhe que mostramos hoje é um pequeno exemplo do que esse grande artista conseguia fazer com o cinzel.






DETALHE DO RAPTO DE PROSERPINA - ESCULTURA DE BERNINI





                                             O ANJO DE BERNINI




                       
                       HERMAFRODITO ( restaurado por Bernini )



 O artista fez algumas restaurações que  indicam o gosto e a intenção precisa, mesmo com uma interpretação original, como adicionar um leito de mármore Carrara, de efeito realista a uma estátua antiga denominada Hermafrodito, cópia romana (c.200 d.C.) de um original grego, por encomenda do então Cardeal Borghese. 





                            
                     Ares Ludovisi ( restaurado por Bernini )



Enquanto restaurador Bernini respeitava a integridade e a leitura filológica da obra, como demonstra Ares Ludovisi, também uma cópia romana de um original grego(de c.320 a.C.), em mármore do Monte Pentélico, restaurado em 1622, onde as partes de Bernini são reconhecíveis pela cor e tratamento do mármore.




O PODER DA ARTE DE BERNINI - BBC DE LONDRES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será o esteio para meu moto perpétuo.Faça-o, por esta razão, com consciência e equilíbrio.