quarta-feira, 29 de agosto de 2012

IMAGENS EM 3D DA OBRA "GUERNICA" DE PICASSO










Guernica é uma pequena localidade no País Basco que em 26 de Abril de 1937, durante a guerra civil Espanhola, foi bombardeada pelos nazistas. Este bombardeio provocou quase 1600 mortes.

Inspirado neste cenário de horror, Pablo Picasso pintou “Guernica”,  medindo 3,50m por 7,82m. Essa tela pintada a óleo retrata pessoas, animais e edifícios destruídos pelo intenso bombardeio da força aérea alemã, já sob o controle de Hitler.






Lena Gieseke propôs-se a fazer uma representação em três dimensões desta famosa pintura de Pablo Picasso, ideia que surge a partir da influência da montagem de puzzles de pinturas famosas.





A pintura foi feita com o uso das cores preto e branco, algo que demonstrava o sentimento de repúdio do artista ao bombardeio da cidadezinha espanhola. Esta belíssima obra de arte encontra-se atualmente exposta  no Centro Nacional de Arte Rainha Sofia, em Madrid.










Segundo Lena, artista que recriou a obra em 3D, através da montagem de puzzles a percepção de toda a obra adquire um significado diferente, pelo fato deste processo obrigar a um estudo detalhado das linhas, formas e cores que dão vida a toda a composição. 












De acordo com Lena, artista que recriou a obra em 3D, a minúcia necessária para a execução da recriação da obra de Picasso permite que tenhamos consciência de certos detalhes que, de outra forma, jamais seriam percebidos. A experiência da pintura torna-se, então, mais intensa pela interação proporcionada pelo uso do puzzle mas, ao mesmo tempo, fortalecida e expandida pela própria fantasia do observador, à medida que vai analisando pequenos pedaços desconexos da obra.


IMAGENS EM 3D DA OBRA "GUERNICA" DE PICASSO  E MÚSICA "LA ALVA"  DE  ROSA LEÓN


A ditadura e a guerra acabam com dignidade das pessoas, esta obra de Pablo Picasso retrata essa realidade: muita dor, muita destruição e muitas mortes. Numa das últimas figuras vê-se uma mão segurando uma espada e sobre ela uma rosa como símbolo de esperança. A canção, na voz de Rosa León, sugere uma expressão lancinante e agônica que emoldura perfeitamente o horror contido na obra.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será o esteio para meu moto perpétuo.Faça-o, por esta razão, com consciência e equilíbrio.