sábado, 19 de maio de 2012

Hahn, o compositor amante de Proust - Maravilhoso talento





Reynaldo Hahn (Caracas, 09 de agosto de 1874 - Paris, 28 de janeiro de 1947) foi um compositor, cantor, pianista e maestro e crítico musical. Venezuelano de nascimento, mas viveu na França e tem a nacionalidade alemã. Era amante do escritor Marcel Proust. Ele escreveu músicas na tradição francesa clássica, com um gosto de "fin de siècle". Essas músicas incluem "Se mês avaient vers des Ailes" ,  "A Chloris" (escrito em um tributo barroquizante  estilo de  Johann  Sebastian  Bach) e "Quand la nuit n'est pas étoilée" (adaptação do poema de Victor Hugo). Ele também compôs óperas, operetas, música de câmara e música orquestral.








Marcel Proust (Auteuil, 10/07/ 1871 - Paris, 18/11/1922) foi um genial escritor francês, estudou em bons colégios e cursou Ciências Políticas na Universidade de Sorbonne, frequentou a alta sociedade francesa. Era homossexual assumido e seu amante era o músico venezuelano Reynaldo Hahn, nacionalizado alemão.

O seu melhor livro considerado pela crítica “uma obra- prima da literatura do século XX”, composto por 16 livros,  ”Em busca do tempo perdido” custou- lhe a vida para ser escrito.








“Os paradoxos de hoje são os preconceitos de amanhã, pois os mais repugnantes preconceitos de hoje tiveram um momento de novidade em que a moda lhes emprestou a sua frágil graça.” 

M. Proust




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será o esteio para meu moto perpétuo.Faça-o, por esta razão, com consciência e equilíbrio.