quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

ENCANTAMENTO E BELEZA NA PINTURA DE PASCAL CHOVE




Pinturas do artista francês Pascal Chove  

A arte de Pascal abre-nos para um mundo onde a imagem possui um encantamento, mergulha-nos para além da aparente simplicidade dos seus temas.





A base da pintura de Pascal Chove é a resina com a qual o artista mistura diversos materiais, tais como papelão, pano ou tecido. 












Pascal Chove  nasceu em 17 de fevereiro de 1963. Ele estudou na escola das artes aplicadas, Ecole des Arts Appliques Duperré, em Paris. Formou com diploma em BTS nas artes plásticas. Até 1986, pintou numerosos murais em Paris e pelo resto da França; após este período, ele decidiu concentrar-se exclusivamente em suas pinturas. Pascal Chove mostrou suas obras em exposições para diversos países, tais como México, Holanda, Bélgica, Japão, Coreia etc.





                                    Detalhe de sua obra.






Podemos ver em sua obra vários planos aparentes, que variam entre nebuloso e definidos, apoiados pelo uso altamente elaborado de luz. Em particular, a luz tende a brilhar a partir da esquerda, elevada para iluminar o assunto principal no centro, ao passo que a configuração ou o fundo, por outro lado, é iluminada por uma luz que vem do lado direito superior.




 Os feixes de luz, assim, se cruzam, o que dá a pintura toda uma grande potência e beleza.







Embora ele admita estar preocupado com os aspectos da vida moderna, ele prefere produzir arte onde a serenidade é expressa com emoção para nos tocar e evitar, assim, o aspecto trágico da vida. 






Também temos que admirar a sua técnica de dobras e pregas de vestuário que dão um ritmo dinâmico para suas pinturas e as expressões corporais e dos semblantes de suas personas. É uma obra de apuro e beleza poética, nesses tempos em que o grotesco e a violência sobrepõem-se em nossas vidas.





















































                             Detalhe da pintura acima.























Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...